segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Ferramenta Título Net realiza quase 64 mil atendimentos de última hora

Nas últimas 72 horas antes de encerrar o prazo para o eleitor se alistar, transferir, regularizar e ou alterar dados do título como local de votação, nome de solteira para casada, incluir nome social, entre outros serviços que impliquem em mudanças cadastrais, foram feitos 63 mil 942 atendimentos realizados pela ferramenta Título Net (disponível 24 horas). Já na quarta, dia 4, foram 28.738 atendimentos presenciais e 33.670 virtuais, somando 62.408 ao todo em todo o estado. Entre 9 de dezembro de 2020 e 4 de maio de 2022, foram 102.888 requerimentos feitos pelo eleitor através da Título Net, sendo 63.942 só nos últimos 31 dias.

Até esta quinta, 5 de maio, o Maranhão possui 4.679.554 eleitores e o número exato de aptos a votarem só será conhecido após 7 de junho. São 92.464 eleitores com seus pedidos sendo processados pelo sistema da Justiça Eleitoral e outros 75.624 requerimentos do título net aguardando análise. O cadastro eleitoral reabrirá novamente após a realização das eleições gerais de 2022.

NÚMERO DE ELEITORES APTOS

A data prevista no calendário eleitoral para que o Tribunal Superior Eleitoral processe os requerimentos feitos tanto pela internet, através do Título Net, quanto presencialmente nas zonas, é dia 7 de junho. É neste dia que a Justiça Eleitoral informará o número de eleitores aptos a votarem nas eleições de 2022.

FIQUE ATENTO

Quem fez o pedido online pela ferramenta Título Net deve acompanhar a situação do seu requerimento pelo número do protocolo, além de ficar atento aos seus meios de comunicação informados à Justiça Eleitoral porque, se encontrada alguma inconformidade, a zona entra em contato por telefone ou e.mail para pedir a substituição de documentos e ou esclarecimentos por parte do eleitor.

INFRAESTRUTURA

Mesmo tendo preparado sua infraestrutura para receber um grande número de pedidos, os acessos simultâneos aliados ao envio de documentos para a base de dados da Justiça Eleitoral, acabou congestionando o sistema, que é nacional. Porém, estas instabilidades foram passageiras e logo o sistema reabilitava.

APLICATIVO E E-TITULO

Para quem precisa apenas da segunda via do título, quer pagar uma multa, consultar local de votação, obter certidão de quitação ou ter a via digital do título de eleitor, basta baixar o aplicativo E-título disponível gratuitamente nas plataformas IOS e Android.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas, o eleitor pode entrar em contato com o TRE-MA pelo número 0800 098 5000, que funciona nos dias uteis das 8 às 18h.

Outra opção é o eleitor entrar em contato diretamente com sua zona eleitoral, cujos números estão disponíveis no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, aba “O TRE”.

– Publicidade –

Outros destaques