Com o tema ‘Pai Francisco deu a Catirina o que ela mais desejou: o respeito.Violência contra a Mulher, jamais”, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), lançou na última sexta-feira (9) a Campanha de Prevenção a Violência Contra a Mulher nos Festejos Juninos.
O objetivo da Semu com a campanha é realizar uma série de ações para divulgar a campanha durante o período de São João. O lançamento da Campanha de Prevenção e Denúncia a Violência Contra a Mulher nos Festejos Juninos foi realizada no auditório Neiva Moreira no Complexo de Comunicação da Assembléia Legislativa. Mais de 50 gestoras municipais; representantes de movimentos de mulheres; Conselho Estadual da Mulher; Fundação da Criança e do Adolescente; Secretaria de Estado da Educação, dentre representantes de outras instituições compareceram ao lançamento da campanha.
Para levar a campanha para todo o estado, as gestoras dos Organismos de Política para Mulheres – OPM’s – participaram de capacitações e receberam kits com material informativo sobre a campanha, para multiplicarem a mobilização contra a violência de gênero em seus municípios.
“Não é só entregar um panfleto ou pendurar um banner em qualquer lugar, a campanha de São João é parte do planejamento estratégico da Semu. As gestoras estão sendo direcionadas para as ações de sensibilização sobre o tema que é o respeito à mulher e a prevenção contra a violência, além da articulação com toda a rede de enfrentamento da violência”, explicou a chefe do Departamento de Gestão e Articulação (DEGA) da Semu, Márcia Rodrigues.
Para a chefe do Departamento de Planejamento e Ações Estratégicas da Semu, Lúcia Azevedo, o ambiente é de festa, mas infelizmente é nesse período também que aumentam as denúncias e os casos de violência contra as mulheres. “O ambiente de festa e de fortalecimento da nossa cultura popular expõe também a outra face do machismo, a violência contra as mulheres, nesse período infelizmente aumentam casos de estupro, assédio sexual, abuso e exploração sexual de meninas e jovens”, observou.
Além do envolvimento e participação das Secretarias de Estado, a campanha conta com outros parceiros: a Rede Hoteleira da capital e a Vale. Será montada uma força tarefa para distribuição de panfletos e ventarolas nos hotéis da capital, além de sensibilização dos hoteleiros para o tema. A outra ação da campanha será no trem da Vale. A equipe da Semu vai realizar uma intervenção artística durante a viagem, além de distribuição de ventarolas, panfletos e orientação e esclarecimentos sobre a campanha.
Os terminais de integração; os Vivas; o terminal da Ponta da Espera; o posto de informação turística no aeroporto Cunha Machado e a rodoviária também serão espaços para mobilizar a população durante a campanha.
Na estratégia de divulgação foram incluídos os projetos e programas que a SEMU desenvolve, entre eles: Carreta Mulher Maranhense; Ônibus Lilás; projeto Quem Ama Abraça e Ouvidoria da Mulher.
A equipe da Semu estará presente em todos os arraiais promovidos pelo Governo do Estado realizando panfletagem e prestando orientações e esclarecimentos sobre a campanha. “Onde estiver um representante da Secretaria de Estado da Mulher, lá vai estar uma pessoa apta a divulgar e replicar as nossas campanhas”, frisou Márcia Rodrigues.