terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Festival Internacional de Folclore começa nesta terça-feira

A programação festiva em homenagem ao aniversário de 402 anos de fundação da cidade tem continuidade nesta terça-feira (9) com o 1º Festival Internacional de Folclore do Maranhão (Festfolcma-2014), que será realizado até o dia 14 deste mês. O evento é desenvolvido pela Secção Maranhense do Comitê Internacional de Organização de Festivais de Folclore (CIOFF) e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís.

 

A cerimônia de abertura do Festfolcma-2014 ocorre na Praça Maria Aragão, com apresentações dos grupos folclóricos internacionais Esencias de Mi Terra, do Chile; Bochica, da Colômbia; Leigarid, da Estônia; Instituto Escenico, da Argentina; Raízes Nordestinas, do Ceará; Frutos da Terra, do Pará; e Grupo Pernambuco.

 

Todos os grupos internacionais se apresentarão na Praça Maria Aragão durante os demais dias do Festival e em cada noite o encerramento será feito com apresentações de grupos locais. Entre eles está a batida contagiante das matracas dos bois de Maracanã, Pindoba e Maioba; os ritmos eletrizantes da orquestra dos bois de Nina Rodrigues, Morros, Pirilampo, Axixá, Brilho da Ilha, Novilho Branco, Encantos do Olho D’ Água e grupos de bumba-bois representantes de outros sotaques como o Boi de Leonardo (zabumba) e Santa Fé (Baixada).

 

O festival terá ainda a cadência dos blocos tradicionais Os Foliões e Os Feras, além de apresentações do Tambor de Leonardo e Baile de Caixas. Como parte da programação, também serão realizados workshops com os alunos da rede pública estadual e municipal de ensino da capital; cortejo da Praça Deodoro à Praia Grande; caminhada na Avenida Litorânea; encontro com produtores culturais do estado e com grupos internacionais e nacionais; baile das nações; entre outros eventos.

 

Segundo o coordenador executivo do Festival, Armando Nobre, o evento compreende a salvaguarda da cultura tradicional e popular da cidade, contribuindo para a conservação e a promoção das artes imateriais. “O Festival Internacional de Folclore do Maranhão tem um papel importante no fortalecimento da economia e da cultura da cidade, especialmente nas ações planejadas de articulação com os agentes econômicos e criativos. Favorece o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico, ampliando o potencial da cidade nesses setores”, afirmou Armando Nobre. 

 

(Foto: Divulgação)

– Publicidade –

Outros destaques