terça-feira, 22 de junho de 2021

Arraial Live Guará - Falta 1 dia
Festival Mercado das Tulhas  prestigia a culinária maranhense

Festival Mercado das Tulhas  prestigia a culinária maranhense

Festival Mercado das Tulhas
Flávia Moraes e Augusto Carvalhal. Foto: Divulgação
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

A gastronomia e a cultura estão intimamente ligadas. Através da comida compreendemos os costumes de um povo. Nada mais adequado do que chamar um festival gastronômico realizado em São Luís de Festival Mercado das Tulhas.

Quem já visitou o mercado da Praia Grande, também conhecido como Casa das Tulhas sabe bem que ele reflete a cultura gastronômica da cidade – e de uma grande parte do estado do Maranhão. Suas sacas de farinha d’água e camarão seco, as garrafas de tiquira, o doce de buriti, a juçara dão as boas vindas aos visitantes.

Durante três dias, mais de vinte chefs de todo o Brasil, além dos nativos, estiveram por aqui conhecendo e apreciando um pouco da rica gastronomia local. Organizado pela Associação Maranhense dos Artesãos Culinários – AMAC – o evento reuniu cozinheiros e padeiros dos mais variados estilos e conceitos no Hotel Grand São Luís, localizado no Centro Histórico.

As inscrições e as oficinas eram gratuitas e quem participou pode ver de perto a evolução da nossa gastronomia, mais profissional, sofisticada, mais atenta às tendências nacionais e acima de tudo, muito saborosa. Do brioche de buriti da chef maranhense Flávia Moraes à focaccia de jabiraca feita pelo gaúcho Augusto Carvalhal, viu-se de tudo um pouco; das experiências científicas da professora do IFMA Isabel Funo com peixes, crustáceos e mariscos do nosso litoral ao pão doce do Chef Marco Antônio, Rei da Broa, de São Paulo.

Também deu pra saber mais sobre a Tiquira, bebida típicamente maranhense produzida a partir da mandioca e sobre a produção de cachaças artesanais no Estado numa palestra com representante da CARTIMA – Cachaça e Tiquira do Maranhão. E mais uma infinidade de atrações com direito à degustação. Sem dúvida uma oportunidade para trocas de experiências e novos conhecimentos.

A riqueza cultural do Maranhão refletida em sua gastronomia é certamente um grande atrativo turístico. O viajante de hoje busca novas experiências ,não quer apenas conhecer um novo destino, mas quer vivenciar os hábitos e costumes. Enfim, entender um pouco a cultura local.

O Maranhão precisa pegar logo esse bonde e valorizar mais eventos dessa natureza.

Casa das Tulhas

Casa das tulhas, segundo o dicionário, local onde se guardam cereais, alimentos, uma espécie de armazém.

A Casa das Tulhas foi construída em meados do século XVIII para funcionar como uma espécie de celeiro. Hoje, dois séculos depois, é um dos principais lugares de São Luís onde se encontram produtos maranhenses.

O mercado, conhecido também pelo nome de Feira da Praia Grande, ocupa uma edificação retangular no meio do centro histórico. Apesar de possuir quatro entradas, a principal delas localizada na Rua da Estrela, a Casa das Tulhas parece camuflada no interior de um quarteirão repleto de casarões coloniais.

Parte da área externa do mercado é dedicada às lojas comerciais que vendem artesanato e vestuário. Do lado de dentro, inúmeros boxes, bancadas e barracas vendem produtos ligados à gastronomia.

 

Por Sônia Jansen

– Publicidade –

Outros destaques