Ex-presidente falou, com exclusividade, ao jornalista e apresentador Heródoto Barbeiro. Entrevista vai ao ar às 21 na TV Guará, afiliada Record News.
No ar desde maio de 2011, o Jornal da Record News chega ao seu milésimo programa. Em comemoração, o telejornal, comandado por Heródoto Barbeiro, exibirá nesta segunda-feira (23) entrevista com Fernando Henrique Cardoso, direto da casa do ex-presidente da República.
Ao programa, ele falou sobre a indicação de cargos na Petrobras: “Ter como base indicação de partidos não dá certo nem na Petrobras, nem em nenhum lugar”. Ainda sobre a estatal, o sociólogo enfatizou que “é bom ter um diretor que venha dos sindicatos para controlar o direito dos trabalhadores. Mas quando põem muitos, você está usando um critério que não é técnico. É distorção. A Petrobras foi vítima desse processo de desagregação produzido pelo avanço dos partidos políticos no controle da empresa”.
Fernando Henrique Cardoso também comentou sobre o atual momento político do Brasil: “Nós estamos vivendo neste minuto uma espécie de crise de autoridade. Nós temos no congresso hoje mais de vinte grupos que se organizam. Quatro, cinco, seis são partidos. O resto são grupos que se organizam para ter um pedacinho de governo e depois vão ao presidente e começam a fazer trocas, pedir uma coisa e outra. Não há regime que se sustente com isso. Alguns sociólogos chamam de presidencialismo de coalizão. Não é. É de cooptação”.
Para Heródoto Barbeiro, âncora e editor-chefe do programa, “a edição mil do Jornal da Record News é o exemplo da formação de uma equipe de jornalistas e técnicos empenhados em ir além da notícia. Um esforço diário em busca da isenção, ética e interesse público”.
O jornalístico vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na TV Guará, afiliada Record News no Maranhão.