sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fiscalização de pragas beneficia cultura do abacaxi em Turiaçu

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), com o apoio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou 92 levantamentos fitossanitários de detecção de pragas para identificar a presença do fungo Fusariumsubglutinans (fusariose) em propriedades rurais produtoras do abacaxi, no município de Turiaçu.

A região, cujo abacaxi pode ser elevado às categorias de Bem Cultural do Maranhão e de Bem Imaterial do Brasil, após a aprovação Projeto de Lei nº 240/2014, conta com 80 propriedades produtoras, que representam 100 hectares de área cultivada.

“A cultura do abacaxi vem recebendo atenção especial da Aged/MA, especialmente em Turiaçu, pela possibilidade do reconhecimento da variedade como nativa da região e para assegurar a sanidade da cultura, mantendo-a livre de pragas e doenças”, destaca o diretor de Defesa e Inspeção Vegetal, Roberval Raposo.

Nos levantamentos fitossanitários sistemáticos que realiza, a Agência está atenta à detecção da fusariose na cultura do abacaxi. Esta doença, que provoca podridão nos frutos, infecta as mudas e pode causar perdas superiores a 80% da produção, sendo a mais importante da cultura do abacaxi no Brasil, encontrada em quase todas as regiões produtoras do país, incluindo o Maranhão.

Em 2011, a Aged interditou uma propriedade, em Turiaçu, que estava com o plantio de abacaxi pérola infectado pelo fungo. No entanto, a doença não se ampliou às outras lavouras. “Durante as fiscalizações, temos concluído que a fusariose ainda não causa prejuízos significativos às lavouras de Turiaçu, onde é cultivada uma variedade nativa diferenciada das demais existentes no mercado. Mas é preciso estar atento e continuar realizando a fiscalização”, explicou o coordenador de Defesa Vegetal, Hamilton Cruz.

Mais produção

Além de contar com a defesa vegetal da Aged do Maranhão, o abacaxi de Turiaçu é uma das cadeias produtivas incentivadas pelo Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). Pelo programa ‘Mais Produção’, foi realizada uma chamada pública de agricultores familiares e foram adquiridos um trator, equipamentos e implementos agrícolas para beneficiar a produção do município.

 

– Publicidade –

Outros destaques