segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Foliões se divertem no Lava Pratos

 Um forte esquema de segurança com mais de 590 homens da PM, do Corpo de Bombeiros, agentes municipais de trânsito, guardas municipais e seguranças privados garantiu a segurança dos foliões.

 

Mais de 100 mil pessoas se despediram do carnaval neste último fim de semana no tradicional Lava Pratos do município de São José de Ribamar. Considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, o evento encerrou, oficialmente, a temporada momesca no Maranhão.

Para garantir a segurança dos foliões, um forte esquema foi organizado pelo governo do estado em parceria com a  prefeitura ribamarense e, segundo a Polícia Militar (PM), no circuito da folia do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen durante os dois dias da festa, sábado (21), e domingo (22), nenhuma ocorrência grave, foi registrada.

 

“Felizmente, a exemplo do que ocorreu ano passado, o Lava Prato foi somente alegria. O esquema de segurança funcionou bem e garantiu a tranquilidade dos foliões”, afirmou o prefeito Gil Cutrim, que participou da programação acompanhado de lideranças comunitárias e políticas da cidade, dentre elas o deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB), que destinou recursos de emenda de sua autoria para o Carnaval Tradicional e Lava Pratos ribamarense.  

 

O prefeito destacou, ainda, a importância do evento como mecanismo que atrai milhares de visitantes e movimenta consideravelmente a economia do município. “São foliões de várias cidades maranhenses e de outros estados. O esquema de organização montado pela prefeitura garantiu a estas pessoas o suporte necessário para que elas viessem para a cidade e movimentassem a economia gerando renda para centenas de pessoas que trabalharam durante o Lava Pratos 2015”, disse.

 

No sábado, a programação teve início às 20h e, apesar da chuva, milhares de foliões lotaram o Parque Municipal. “O Lava Pratos é o melhor Carnaval do Maranhão. É uma festa com uma programação diversificada e com muita segurança”, afirmou a turista mineira Isabela Seixas, que prestigiou os dois dias do evento.

 

No domingo, como acontece tradicionalmente, a festa teve início a partir das 13h. A Avenida Gonçalves Dias, principal via da sede da cidade, esteve aberta durante todo o fim de semana e recebeu dezenas de grupos folclóricos que se deslocaram até São José de Ribamar para se despedir do Carnaval.

– Publicidade –

Outros destaques