Um forte esquema de segurança com mais de 590 homens da PM, do Corpo de Bombeiros, agentes municipais de trânsito, guardas municipais e seguranças privados garantiu a segurança dos foliões.
Mais de 100 mil pessoas se despediram do carnaval neste último fim de semana no tradicional Lava Pratos do município de São José de Ribamar. Considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, o evento encerrou, oficialmente, a temporada momesca no Maranhão.
Para garantir a segurança dos foliões, um forte esquema foi organizado pelo governo do estado em parceria com a prefeitura ribamarense e, segundo a Polícia Militar (PM), no circuito da folia do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen durante os dois dias da festa, sábado (21), e domingo (22), nenhuma ocorrência grave, foi registrada.
“Felizmente, a exemplo do que ocorreu ano passado, o Lava Prato foi somente alegria. O esquema de segurança funcionou bem e garantiu a tranquilidade dos foliões”, afirmou o prefeito Gil Cutrim, que participou da programação acompanhado de lideranças comunitárias e políticas da cidade, dentre elas o deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB), que destinou recursos de emenda de sua autoria para o Carnaval Tradicional e Lava Pratos ribamarense.
O prefeito destacou, ainda, a importância do evento como mecanismo que atrai milhares de visitantes e movimenta consideravelmente a economia do município. “São foliões de várias cidades maranhenses e de outros estados. O esquema de organização montado pela prefeitura garantiu a estas pessoas o suporte necessário para que elas viessem para a cidade e movimentassem a economia gerando renda para centenas de pessoas que trabalharam durante o Lava Pratos 2015”, disse.
No sábado, a programação teve início às 20h e, apesar da chuva, milhares de foliões lotaram o Parque Municipal. “O Lava Pratos é o melhor Carnaval do Maranhão. É uma festa com uma programação diversificada e com muita segurança”, afirmou a turista mineira Isabela Seixas, que prestigiou os dois dias do evento.
No domingo, como acontece tradicionalmente, a festa teve início a partir das 13h. A Avenida Gonçalves Dias, principal via da sede da cidade, esteve aberta durante todo o fim de semana e recebeu dezenas de grupos folclóricos que se deslocaram até São José de Ribamar para se despedir do Carnaval.