O abacate é rico em nutrientes, mas não é somente a polpa que pode ser aproveitada: o caroço também é repleto de benefícios a saúde, mas pouca gente sabe disso. É nessa parte da fruta que se concentram 70% dos antioxidantes de todo o abacate, tendo, portanto, muitos benefícios como um fortalecedor da imunidade do corpo e um excelente combatente do envelhecimento precoce e dos processos inflamatórios das articulações.
Como consumir
O caroço do abacate pode ser consumido na forma de farinha, polvilhada na salada e na sopa, ou ainda pode ser usado para o preparo de chás.
Para preparar a farinha, rale o caroço in natura e em seguida deixe secar no sol por aproximadamente dois dias, colocando um tecido furadinho por cima para proteger. Depois desse período, leve o caroço já ralado em uma panela e leve ao fogo brando por aproximadamente 50 minutos, e depois bata no liquidificador.
Para preparar o chá, coloque o caroço em um recipiente com 1 litro de água e leve ao fogo. Em seguida, quando começar a ferver, cronometre 10 minutos, e então desligue e tampe. Deixe descansar por 5 minutos e consuma durante o dia.
Benefícios e propriedades
Além de ser um ótimo antioxidante, ele acelera a queima de gorduras abdominais, segundo a nutricionista Jaqueline Müller.
Pode ser usada também para o tratamento de problemas de pele, dores musculares e articulares. A semente ainda previne doenças cardiovasculares devido à presença de aminoácidos, sendo excelente para tratar o excesso de colesterol e triglicerídeos, assim como previne também as doenças coronárias.
Ajuda ainda a combater doenças causadas por fungos, parasitas e micróbios, além de tratar diarreias e inflamações do trato gastrointestinal e aumentar a libido, prevenindo também o crescimento de tumores, a epilepsia e atuando como revitalizante para situações de cansaço e esgotamento.
Quando usado topicamente, ajuda a eliminar de forma bastante rápida as espinhas e furúnculos, pois ajuda-os a madurar e secar. Regula também os transtornos da tireoide e trata naturalmente a asma.