sábado, 13 de agosto de 2022

Fórum de São Luís recebe placas solares

foto/divulgação: Josy Lord

O Fórum Des. Sarney Costa adquiriu cerca de 1.270 placas solares fotovoltaicas que estão sendo instaladas em todo o prédio do órgão e do Anexo. A instalação das placas foi iniciada neste mês de julho e deve ser concluída em dois meses.

As placas solares (painéis) captam a luz solar e transformam em energia elétrica. Os painéis que estão sendo instalados tem a potência de 550 Wp (Watt-pico – medida de potência energética) e devem gerar 80.000 kWh por mês de energia. Os sistemas são instalados nos telhados e integrados à rede elétrica, sendo pago apenas a diferença entre o consumo e a produção própria de energia, com a possibilidade de geração de créditos com a energia excedente.

Os painéis vão entrar em operação definitiva após o término da instalação e da troca do medidor pela empresa concessionária de energia elétrica que atua no estado, responsável também pela ligação do sistema. centro e trinta placas já foram instaladas e estão prontas para produzir energia. Quando todas estiverem em funcionamento contribuirão na economia e para o desenvolvimento sustentável, tendo parte da energia do Fórum de São Luís proveniente de uma fonte renovável (sol) e não poluente.

A iniciativa está contemplada nas ações do Plano de Logística Sustentável (PLS) do tribunal, elaborado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental, presidido pelo Des. Jorge Rachid. A política de sustentabilidade do Poder Judiciário está disposta na Resolução 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Núcleo Socioambiental tem diversos projetos em andamento, tais como: Campanha Consumo Consciente; Prêmio TJMA Sustentável; TJMA sem Plástico; Jornada da Sustentabilidade entre outros.

Fórum de São Luís – Funcionam no local 69 unidades judiciais (varas, juizados, Turma Recursal e Auditoria Militar), além de setores do Fórum e do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O prédio anexo possui sete pavimentos e foi inaugurado em 2011. O imóvel ocupa um espaço de 46.896m² de área construída no terreno de 102.211m².

– Publicidade –

Outros destaques