segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Fotoclube Poesia do Olhar lança fotolivro inspirado em obra de Josué Montello 

Capa do fotolivro Tambores, que será lançado na próxima sexta-feira, 13

Após três anos de estudos e produção será lançado na próxima sexta-feira (13), o Fotolivro Tambores, idealizado pelo Fotoclube Poesia do Olhar. A publicação faz uma releitura fotográfica da obra “Os Tambores de São Luís”, do escritor maranhense, Josué Montello. 

O lançamento ocorrerá no Blackswan, na Cohama, a partir das 18h e contará com a abertura de uma das duas exposições, que compõem o projeto, com imagens sobre a temática.

O livro tem apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Grupo Mateus e apoio da Casa Josué Montello , Editora Origem e Doc Brown. 

O objetivo do projeto é se utilizar de uma grande obra da literatura maranhense e, a partir das imagens produzidas pelos membros do Fotoclube, proporcionar um pensamento crítico e despertar nos leitores uma busca mais profunda sobre a história do estado do Maranhão.

O presidente do Fotoclube Poesia do Olhar, João Maria Bezerra

“A ideia do projeto era unir literatura e fotografia. O Fotoclube procurou um escritor maranhense que mais representasse o estado do Maranhão, a sua cultura e seu povo por isso escolhemos o autor Josué Montello e a obra “Os Tambores de São Luís”, explica o presidente do Fotoclube João Maria Bezerra. O projeto é composto por um livro fotográfico, duas exposições fotográficas e tem a participação de 19 fotoclubistas, com formas diferentes de interpretar a obra e transformá-la em fotografia. 

Adriano Almeida, coordenador executivo do projeto e diretor do Fotoclube

O coordenador executivo do projeto e diretor do Fotoclube,  Adriano Almeida,  relembra o quanto foi  desafiador produzir durante a Pandemia, pois toda a rotina teve que ser adaptada para tornar o trabalho possível. O resultado desse esforço será conhecido agora graças à paixão que os une.   “Nosso grupo é formado por profissionais de diversas áreas. Todos apaixonados por fotografia e que, para trabalhar juntos, tem que adaptar suas rotinas diárias. É tudo muito gratificante”, afirma.     

SOBRE O POESIA DO OLHAR

Foi fundado no ano de 2009, constituído sob a forma de uma associação sem fins lucrativos, atualmente com 35 (trinta e cinco) associados, unidos por uma mesma paixão: a fotografia. O clube tem como objetivo reunir os apaixonados pela fotografia, amadores ou profissionais com foco na realização de encontros, palestras, workshops, cursos, publicações, exposições, concursos, saídas fotográficas com finalidade desenvolver habilidades técnicas e artísticas de seus associados e promover a arte fotográfica no estado do Maranhão. A entidade nos últimos anos tem obtido destaque no cenário da fotografia nacional figurando entre os 10 melhores fotoclubes do Brasil conforme o bom desempenho de seus integrantes nas últimas Bienais de Arte Fotográfica da Confederação Brasileira de Fotografia – Confoto.  

VISITAÇÃO

A exposição ficará em cartaz no hall de entrada do Espaço Blackswan (Cohama) e Cafeteria DocBrown de 13 a 27 de maio com visitação de 2ª a 6ª das 12 às 19h e sábados das 13 às 18h.

Com informações de WComunicação

– Publicidade –

Outros destaques