sábado, 10 de dezembro de 2022

Frutas e a dieta das cores: conheça os benefícios e funções

O inicio de ano é marcado como a fase de renovação de estilo de vida de muitos, inclusive na alimentação. De acordo com estudos, a ingestão de variedade de frutas permite ter acesso a diversos benefícios nutricionais, conforme as cores das polpas ou cascas.

 

“A cor dos alimentos é como uma bússola para direcionar os ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Ligia Lopes. Outra vantagem que pode ser aproveitada é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos. “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, finaliza Ligia.

 

A lista de cinco cores com variedades de frutas com suas funções e benefícios, por meio das cores, selecionada pela professora, pode ser conferida abaixo: 

 

Frutas brancas:  banana, atemoia, fruta do conde, melão

 

Contém flavonoides que ajudam a reduzir colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções;

 

Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

 

Frutas vermelhas:  morango, amora, tomate, melancia, cereja.

 

Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. Benéfico para o coração, memória, previnem câncer, stress e fortalece os olhos e pele.  O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção de câncer de próstata e mama.

 

Frutas laranjas e amarelas: melão amarelo, mamão, manga, pêssego

 

Contém carotenóides e bioflavonóides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.

 

Frutas verdes:  kiwi, maçã verde, uva verde

 

Contém beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana

 

Frutas roxas: figo, uva, jabuticaba, ameixa

 

Contém antocianina – um flavonóide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.

– Publicidade –

Outros destaques