Por toda a cidade de São Luís é comum ver nas praças públicas e no Centro Histórico esculturas que retratam as memórias da cidade. Porém, algumas dessas esculturas já foram roubadas e outras já não estão em perfeito estado devido as depredações.
Dentre os casos de furto das esculturas está o da estátua e de Benedito Leite, em que o livro de bronze foi retirado por vândalos. Benedito Leite foi um dos membros da junta governativa maranhense de 1891.
Ainda podemos ver outras estátuas nas praças João Lisboa e Gonçalves Dias.
No Museu Histórico e Artístico do Maranhão algumas peças históricas de São Luís estão guardadas para evitarem depredações e furtos.
Estátua de João Lisboa, mestre do jornalismo, João Francisco Lisboa, foi considerado um dos mais corretos escritores de nossa língua, possuindo numa de suas alas a estátua francesa do escritor.
Estátua de Antônio Gonçalves Dias (Caxias, 10 de agosto de 1823 – Guimarães, 3 de novembro de 1864) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como “indianismo”, é famoso por ter escrito o poema “Canção do Exílio” — um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira.
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com