Siga-nos

Nacional

Golpe do material escolar de graça no WhatsApp atinge milhares de pessoas

Publicado

em

Com o início da volta às aulas, muitos pais se preparam para comprar os materiais escolares. Segundo a Polícia Federal, mais uma estratégia de golpe usados por criminosos é oferecer gratuitamente um kit de produtos escolares da marca Faber-Castell por meio de mensagem no WhatsApp. O golpe já atingiu cerca de meio milhão de contas do aplicativo de mensagens no país desde o começo do ano.

Os golpistas enviam as mensagens se passando pela empresa, oferecendo uma amostra grátis dos produtos. A mensagem vem com um link, que o usuário deve compartilhar com cinco pessoas e preencher o formulário com dados pessoas para que recebam os produtos em casa.

Como funciona o golpe

O intuito dos golpistas é roubar informações dos usuários para serem utilizados em golpes financeiros por meio de um vírus instalado no celular ou computador e também dar lucro ao golpista com downloads de programas e comerciais para os quais estão sendo direcionados. Os falsários estão usando também o aplicativo Facebook Messenger para enviar as mensagens.

Como se proteger de golpes

Umas das maneiras mais fáceis de se proteger é primeiramente evitar clicar no link que pareça suspeitos. Preste atenção em erros ortográficos do anúncio, e faça uma pesquisa na internet sobre o caso. Outra medida é entrar em contato com a própria empresa.  Sempre desconfie do compartilhamento de promoções com brindes. Essa é uma das táticas mais usadas pelos golpistas.