quarta-feira, 12 agosto, 2020
Início Capa Governo anuncia novas medidas de combate à Covid-19 na Região Sul do...

Governo anuncia novas medidas de combate à Covid-19 na Região Sul do Maranhão

Para reforçar o combate à Covid-19 no sul do Maranhão, o Governo do Estado anunciou a implantação de novos leitos de UTI no Hospital Regional de Balsas, assim como a disponibilização de leitos de UTI em São Luís e Imperatriz, caso haja necessidade, com o auxílio da UTI aérea para transporte dos pacientes. As medidas foram divulgadas nesta quinta-feira (23) em visita realizada por comitiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou algumas das ações direcionadas para o enfrentamento à Covid-19 na região, que atualmente enfrenta o pico de casos da doença. “Viemos hoje à cidade de Balsas para trazer fortalecer a luta contra o coronavírus nos municípios da região. Trazemos hoje a ampliação do número de leitos de UTI, em 50%, e além disso, a partir de amanhã chegam mais quatro médicos que ficarão à disposição do município de Balsas para ampliação do escopo ambulatorial, e medicação que será distribuída a todos os municípios da região”, ressaltou.

O Hospital Regional de Balsas, que é referência para atendimento de casos graves da Covid-19 na região Sul, possui 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para tratamento da doença, com o acréscimo passará a oferecer 18 leitos de UTI.

O gestor da Regional de Saúde de Balsas afirma que apesar da região estar passando pelo pico da pandemia, em relação a boa parte do Brasil o índice de mortalidade e internação é bem inferior.

“Isso é fruto de todo um trabalho coletivo, unindo todas as esferas de poder e a sociedade. E os resultados estão aparecendo. Claro que sabíamos que iríamos chegar nesse momento, mas com a estrutura dos municípios na área da atenção básica, com leitos leves e moderados, e o estado reforçando a estrutura de UTI no Hospital Regional, esta região ganha maior tranquilidade”, afirmou Giltarlã Araújo.

O prefeito de Balsas, Dr. Erick Augusto, destacou a importância das medidas de contenção da doença na cidade. “A luta é dura, o inimigo é invisível e essa ajuda que chega hoje, chega na hora certa. Todo esforço que nós fizemos para achatar a curva foi importante”, disse.

O deputado Márcio Honaiser participou da visita e parabenizou o trabalho do governo no combate à Covid-19 na região. “Gostaria de agradecer muito ao Governo do Estado, no empenho do governador Flávio Dino e do secretário de Saúde Carlos Lula, que estão sempre preocupados com a nossa região e, agora, disponibilizaram mais leitos de UTI e mais o serviço de UTI aérea, que já vem servindo muito a nossa região”, acrescentou.

Integraram ainda a comitiva, o secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius; a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; e demais autoridades da região.

Hospital de Campanha

Durante a visita, a comitiva visitou ainda o Hospital de Campanha Dom Enemézio Lazzaris, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Balsas e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade, que funciona atualmente com 50 leitos e pode chegar até o dobro da capacidade, oferece tratamento de casos leves e moderados do novo coronavírus na região, com ocupação atual de 23%.

Instalado no Centro de Guadalupe, em um complexo de apartamentos cedido pela Diocese de Balsas, o hospital recebe pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde e UPA, que são portas de entrada para o paciente que sentir sintomas gripais.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Corte de água por falta de pagamento está suspenso por 15 dias em Balsas

Conforme proposta apresentada pelo Ministério Público do Maranhão, em reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira, 11, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto...
- Publicidade -