Sete indivíduos foram presos na madrugada de hoje (20) no bairro do Cohatrac, suspeitos de terem sido responsáveis por atear fogo em ônibus da capital. Durante a prisão, foi encontrado também um galão de combustível. Eles foram identificados como Wellington José Almeida Alencar (23 anos), Benta Azevedo Souza (27), Ruan Vitor Nogueira Trindade (26), Janilson Nunes Ribeiro (35), Bruno Raian de Sá Pereira (19), Alciane Azevedo Pereira Brandão e um menor de 17 anos. Todos foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais. A Polícia Militar ainda suspeita que da participação dos criminosos nos atentados a ônibus, ocorrido em 2014.
Segundo o Comandante Geral da Policia Militar, Coronel Pereira, diante aos fatos ocorridos na região metropolitana de São Luís, o policiamento na região foi reforçado. “Todas as equipes do Batalhão Tiradentes (incluindo os de folga), equipes do Serviço Avançado de Inteligência (GSI), Batalhão de Choque, além do patrulhamento das viaturas de área com atenção redobrada” explicou por meio de nota.
Em nota oficial divulgada à imprensa ainda na madrugada pelo Governo do Maranhão, após reunião entre o governador do Maranhão, Flávio Dino, e a Secretaria de Segurança Pública, o Governo do Estado esclareceu que “tem investido muito no fortalecimento das nossas Polícias, com mais policiais, armas e viaturas. Esse processo é contínuo e progressivamente vai resultar no fim dessas ações de grupos de crime organizado que, infelizmente, atuam há muitos anos no Maranhão”.
Cautela
Ainda em nota, o Governo do Maranhão tranquilizou a mobilização da Polícia continuar hoje, inclusive no período noturno, e alertou a população sobre a disseminação de mensagens falsas: “Alertamos que uma das técnicas dos bandidos envolve a disseminação de pânico por mensagens falsas via WhatsApp, exatamente para tentar mostrar força diante da firme ação do Estado. Pedimos que as pessoas de bem não espalhem tais mensagens, baseando-se apenas nas informações e orientações emanadas das autoridades policiais”.
A Polícia Militar também pediu cautela. “Pedimos que a população se mantenha calma e confie no trabalho desenvolvido por esta instituição”.
Entenda
Na noite desta quinta-feira (19), vândalos atacaram ônibus do transporte coletivo de São Luís nos bairros Jardim Tropical, Cidade Verde e Vila Cafeteira. De acordo com informações do tenente Nojosa, do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os crimes foram cometidos por volta das 21h da noite de hoje.
Em resposta aos atentados, os ônibus foram recolhidos às garagens após os incêndios. Uma reunião decidirá se os ônibus deixarão de circular nesta noite.
Segundo informações do Governo do Maranhão, há mais de 17 meses que incêndios criminosos a ônibus estavam sem ocorrer.