quinta-feira, 5 dezembro, 2019
Início Carreiras Governo do Maranhão lança edital de incentivo às artes visuais

Governo do Maranhão lança edital de incentivo às artes visuais

Artistas visuais de todo Estado já podem se inscrever no edital ‘Prêmio de Ocupação das Artes Visuais Amina Paula Barros’, lançado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). As inscrições começam nesta sexta-feira (25), e vão até o dia 13 de dezembro. O edital pode ser acessado no www.cultura.ma.gov.br.

O objetivo é selecionar propostas de exposições de curta duração, individuais e/ou coletivas, para ocupação dos seguintes museus vinculados à Secma: Casa do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Engenho Central de Pindaré, Museu de Artes Visuais, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Museu Histórico de Alcântara.

Serão destinados R$ 120 mil para a premiação, que contemplará 6 projetos em todo o Estado, sendo estabelecida a quantia de R$ 20 mil para cada projeto. Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Maranhão (Fundecma).

Para o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, o investimento em cultura incentiva não só os artistas, mas o mercado como o todo.

“A ideia é lançar mais editais abrangendo novos segmentos, fortalecer a produção artística e a formação de público, e mais que isso, fomentar o crescimento da economia criativa que gera renda, emprego e inclusão”, destacou o Secretário.

Como participar

Podem participar do edital artistas, grupos e coletivos, pesquisadores/as, curadores/as maranhenses ou radicados no Maranhão com residência fixa há mais de três anos, atuantes nos campos das artes visuais e culturas contemporâneas.

Os interessados terão que apresentar os documentos exigidos no edital, de duas formas, via postal ou diretamente no protocolo da Secma. O atendimento é no setor de Credenciamento Cultural da Secma, Av. dos Holandeses, 1803 (ao lado da Fribal), no horário das 14h às 18h.

Serão aceitas propostas de exposição com uma ou mais linguagens das artes visuais, podendo contemplar categorias como cerâmica, colagens, desenho, design, escultura, fotografia, gravura, instalação, ilustração, pintura, performance, quadrinhos, tapeçaria, entre outras.

Homenagem

O edital homenageia a pintora Armina Paula Barros, uma das expressões da arte maranhense do início do século XX. Destacou-se em um universo tipicamente masculino em sua época, rompendo paradigmas ao abraçar de forma profissional as artes plásticas.

Foi casada com o também pintor Paula Barros, fundador da Escola de Belas Artes em São Luís em 1922, responsável pela formação de uma nova e importante geração de artistas. O casal foi fundamental para o desenvolvimento das artes visuais no Maranhão.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -