sábado, 20 de julho de 2024

Grande Ilha de São Luís registra menor taxa de homicídios dolosos e CVLI dos últimos 10 anos, aponta SSP

A Grande Ilha de São Luís registrou, neste mês de abril de 2023, a menor taxa de homicídios dolosos e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) dos últimos 10 anos. Os dados históricos que foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mostram, ainda, redução dos crimes se comparados ao ano de 2022.

O novo balanço de dados apresentados pela SSP confirma o desempenho positivo do Governo do Maranhão na luta contra a criminalidade. Em relação aos homicídios dolosos, a queda foi de 88% em abril deste ano, com apenas oito crimes cometidos, em comparação com os 69 ocorridos no mesmo período em 2014.

O sucesso da Segurança Pública também se estende no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI ), com redução em 87%. Em abril de 2023, foram registradas 10 ocorrências, enquanto há 10 anos, em abril de 2014, ocorreram 75 delitos como este. O indicador de CVLIs engloba três tipos de crimes que envolvem violência e morte intencional, sendo os homicídios dolosos, as lesões corporais e os roubos seguidos de morte.

O governador Carlos Brandão comemorou a diminuição da violência e do medo da população na Grande Ilha, medida que deve trazer impactos positivos também a setores como a economia e turismo, além da qualidade de vida das pessoas em geral. “Mais avanços na segurança do nosso estado. É o menor número de homicídios da Grande Ilha, considerando todos os meses de abril dos últimos 10 anos. O trabalho continua. Vamos em frente!”, comemorou o governador Carlos Brandão.

Os investimentos em ações de prevenção e combate à criminalidade já podem ser notados, inclusive, durante o período de um ano. A taxa de homicídios dolosos caiu em 70%; em abril de 2023 foram registrados oito casos, em comparação às 27 ocorrências de abril de 2022. Quanto aos CVLIs, a redução foi de 67%; ocorreram 10 casos em abril de 2023, comparados às 30 ocorrências registradas no mesmo período de 2022.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, frisa que, por mais que os dados sejam muito positivos, a SSP seguirá trabalhando incansavelmente na garantia da segurança da população, da ordem pública e na redução ainda maior dos índices de criminalidade na região.

“A Segurança Pública tem avançado muito nos últimos anos, o governador tem investido maciçamente e isso tem se comprovado por meio dos dados, houve uma redução significativa da criminalidade. O governador nos orienta a trabalhar mais fortemente para reduzir, ainda mais, esses números de violência. O Sistema de Segurança Pública, por meio das polícias Civil e Militar, e Sistema de Inteligência, não para em momento algum, a ordem do governador é a de combater a criminalidade”, disse o secretário da SSP.

– Publicidade –

Outros destaques