sexta-feira, 13 de junho de 2025

Hemomar alerta para a doação de sangue

O índice de pessoas que doam sangue continua baixo, de acordo com o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar). Com a proximidade do Carnaval, cresce a procura por bolsas de sangue.

 

Segundo a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemomar, Maria do Socorro Ferreira, a demanda por bolsas só aumenta, mas o número de doadores não acompanha a procura.

 

– Terminou o período do final de ano. Já começaram as festas de carnaval e, geralmente, nos períodos de festa, diminui muito o número de doadores e isso impacta diretamente no estoque. Todos os tipos de sangue estão em estado crítico.

 

O mecânico industrial Umatan de Jesus doa sangue há 28 anos. Ele disse que perdeu as contas de quantas vidas já salvou através da ação.

 

– Me sinto satisfeito de poder ajudar tantas vidas de uma maneira que não pode nos ajudar financeiramente, mas posso ajudar doando sangue.

 

Para doar sangue, é preciso ser maior de 16 anos e estar com mais de 60kg. No corpo humano, circula cinco litros de sangue e, quando a doação é feita, a quantidade é de apenas 450 mililitros. O processo dura, em média, dez minutos e pode salvar vidas.

 

Assista a reportagem:

– Publicidade –

Outros destaques