As ações de conscientização sobre a importância do ato da doação de sangue são constantemente ressaltadas pelo Governo do Estado. No período que antecede o carnaval, a campanha tem sido intensificada, devido ao aumento da demanda e a baixa de até 30% no número doadores.
A intenção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) responsável por suprir a demanda de toda a rede da saúde – estadual, municipal e privada –, é reforçar o estoque para prover a demanda do banco de sangue.
Segundo a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemomar, Socorro Ferreira, a campanha oficial lançada nessa segunda-feira (25), com o tema: ‘Neste carnaval compartilhe muito mais que alegria. Doe sangue!’, segue até a quarta-feira de cinzas. “Estamos intensificando as atividades de incentivo à doação. Nosso objetivo é aumentar o estoque que tem uma queda considerável no período”, explicou Socorro Ferreira.
As doações podem ser feitas normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 7h30 às 12h. Já no período de carnaval, o Hemomar receberá os doadores no sábado (6) e na segunda-feira (8), das 7h30 às 12h.
A comercialização de sangue é vedada mediante a Lei 10.205, de 23 de março de 2001. Portanto, é necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários para manter os estoques nos hemocentros dentro do padrão desejado.
Hoje, o país conta com 1,8% de doadores. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doem regularmente.
Essa foi a decisão de Wellington Souza (40) que pela sexta vez foi ao Hemomar realizar a doação. “Acho importante ajudar as pessoas, principalmente, nesse período em que infelizmente há um risco maior de acidentes e outras ocorrências. Eu retorno para doação a cada dois meses e me sinto bem em poder contribuir”, contou o doador.
A auxiliar de escritório, Wilderlene Veiga (24) doou pela primeira. Apesar do nervosismo ela diz que o que prevaleceu foi a emoção em poder ajudar. “Hoje a minha doação é direcionada para uma conhecida que está precisando. Mas vou começar a doar de forma regular, pois acredito que essa é a doação que faz a diferença”, destacou.
No Maranhão, a quantidade de bolsas doadas rotineiramente na sede do Hemomar, atualmente é de 180 por dia, o que faz o banco trabalhar com o estoque regrado. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, quantidade que não afeta a saúde do doador e que é reposta pelo organismo em 24h (parte líquida).
Quem pode doar sangue
Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. Após a doação, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.
O Hemomar fica localizado na Rua cinco de janeiro, s/n, no Bairro Jordoa, em São Luís.