quarta-feira, 24 de abril de 2024

Higiene bucal: cuidados para a vida toda

Usados para cortar, prender e triturar alimentos, os dentes são indispensáveis para a sobrevivência do ser humano e por isso os cuidados com eles precisam ser diários. Mas não basta apenas escová-los após as refeições e antes de dormir, é preciso realizar check-ups odontológicos a cada 6 meses.

Seja adulto ou criança, todas devem fazer um acompanhamento periódico da saúde bucal para garantir um sorriso saudável, como explica a coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Nayra Vasconcelos. “O check-up odontológico é uma consulta preventiva e vai evitar que um simples problema bucal se transforme em um tratamento mais longo, podendo exigir até mesmo uma cirurgia”.

Especialmente na infância, a atenção deve ser dobrada. Isso porque, quando se é criança é muito mais fácil adotar uma rotina e levá-la para o resto da vida, o que faz toda a diferença na saúde. “Cuidar da higiene bucal desde a infância é um hábito saudável que faz parte da prevenção de doenças bucais. Por isso, manter esse hábito é uma boa forma de evitar problemas no futuro do indivíduo”, alerta.

Para a especialista, além das consultas pediátricas – realizadas no período de férias – é fundamental incluir na rotina de cuidados infantis, visitas ao cirurgião dentista. “Seja para avaliar se os dentinhos estão nascendo no
período correto, se há cáries, como é realizada a rotina de higiene e
orientar quanto à escovação correta”, recomenda.

As visitas frequentes ao dentista trazem ainda outras vantagens, como explica Nayra Vasconcelos. “A criança cresce se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista e tende a ter melhor comportamento quando já maiores no consultório odontológico”.

O ideal é que a primeira visita do seu filho ao dentista seja ainda bebê, por volta dos 6 ou 7 meses de idade, mesmo antes do surgimento do primeiro dente de leite para que, além de ajudar a prevenir quaisquer doenças que
possam se desenvolver na região bucal, os dentistas também possam acompanhar o crescimento dos dentes e outras condições que podem afetar a funcionalidade e aspecto visual dos mesmos.

– Publicidade –

Outros destaques