sexta-feira, 19 de julho de 2024

Hospital Natus Lumine realiza primeira cirurgia bariátrica

O Hospital Natus Lumine realizou sua primeira cirurgia bariátrica. A intervenção cirúrgica, que representa uma esperança renovada para pacientes obesos, foi executada por equipe de profissionais altamente capacitados, liderados pelo cirurgião do aparelho digestivo dr. Herquimas Pereira.

A cirurgia bariátrica foi realizada em paciente do sexo feminino, de 28 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) elevado e pré-diabetes. O procedimento foi selecionado após criteriosa avaliação médica, que levou em consideração o histórico clínico e as necessidades específicas da paciente, que passou pelo procedimento sem qualquer intercorrência.

O procedimento durou cerca de duas horas e foi realizado por videolaparoscopia, método que consiste em pequenas incisões no abdômen do paciente. Por meio dessas incisões, uma microcâmera com fonte de luz é inserida com o objetivo de visualizar o interior do organismo e os instrumentos necessários para realizar a cirurgia.

“Fizemos uma cirurgia padrão ouro de gastroplastia no mundo, que é o bypass. Esperamos que essa paciente perca em torno de 40 kg e que ela tenha uma remissão do diabetes e possa restabelecer seu cotidiano, sua vida muito em breve”, comenta o titular da primeira cirurgia bariátrica do Natus Lumine, o dr. Herquimas Pereira, que também é coordenador do Centro de Excelência em Obesidade de São Luís, além de membro-titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O hospital, localizado na Avenida dos Holandeses, no Olho d’Água, abriu portas para esse tipo de procedimento cirúrgico após a ampliação de seus serviços de alta complexidade, como a abertura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto que, hoje, se soma não só ao Centro Cirúrgico, mas, também, às UTI’s Neonatal e Pediátrica, bem como Emergência 24h para todos os públicos, além de exames de imagem.

“Essa cirurgia é mais um marco na história do Natus Lumine, que está em constante expansão e, hoje, já é uma referência em alta complexidade para toda São Luís. Estamos felizes em poder contribuir, com a nossa estrutura e equipe, para o restabelecimento da saúde de quem nos visita”, destaca o diretor executivo do Hospital Natus Lumine, Tiago Fortes.

Saiba mais

Bypass é uma palavra de origem inglesa e quer dizer “desvio”, exatamente o que foi feito durante o procedimento, ou seja, um desvio de parte do estômago e do intestino delgado com o objetivo de minimizar o espaço para o alimento e, assim, acarretar em alterações hormonais que proporcionem saciedade e diminuição da fome no paciente.

– Publicidade –

Outros destaques