sábado, 15 de março de 2025

Hospital realiza prevenção ao câncer de mama

Enfermeiras do Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho realizaram, nessa sexta-feira (3), uma ‘blitz rosa’ nas dependências da unidade de saúde. A iniciativa faz parte da programação do “Outubro Rosa” e será desenvolvida durante todo este mês com a intenção de chamar a atenção, conscientizar a população feminina e a sociedade sobre prevenção e tratamento do câncer de mama. O Hospital do Câncer e o Centro Ambulatorial de Atenção ao Paciente Oncológico, no Turu, também estão decorados e iluminados por um laço de acrílico.

 

A gerente de Qualidade do Hospital, Ana Tereza Joaquim, explicou que durante as blitzen todas as funcionárias serão visitadas, receberão a camisa e o boton da campanha em seus setores de trabalho e informações sobre a prevenção. “O exame das mamas feito pela própria mulher é o primeiro passo a ser seguido. Quanto mais cedo as alterações nas mamas forem identificadas e diagnosticadas, mais rápido será o tratamento e maior a possibilidade de cura”, informou.

 

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil. Também pode trazer danos psicológicos por afetar a imagem, a sexualidade e a autoestima de muitas mulheres. “Somos referência no tratamento das portadoras de câncer de mama e temos que tornar necessária a adoção de mais medidas que possam auxiliar na prevenção e combate a essa grave doença. Vamos fazer a triagem das pacientes com mais de 40 anos para que possam direcionar este fluxo para fazer a mamografia na nossa unidade”, justifica Ana Tereza Joaquim.

 

Conscientização

 

O tema da campanha este ano é “Prevenir é um gesto de amor a vida” e pretende chamar atenção e conscientizar as mulheres que tem idade próxima a 40, e que sejam funcionárias e pacientes do hospital, sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. “Estamos com uma ampla programação cultural e científica multidisciplinar para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento da doença”, justificou o diretor administrativo do Hospital, Raimundo Lindoso.

 

Ana Tereza Joaquim disse que, a partir da segunda quinzena deste mês, será feita a apresentação de uma série histórica de dados de câncer, a partir do ano de 2013, no Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho. Também serão abordados temas como a atenção farmacêutica ao paciente oncológico, aspectos emocionais que envolvem o câncer de mama, amparo social ao paciente oncológico e a assistência de enfermagem ao paciente com câncer de mama. 

– Publicidade –

Outros destaques