quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

HUUFMA recebe grupo internacional da Cardiostart

O Hospital Universitário da UFMA receberá entre os dias 1° e 17 de setembro um grupo de 22 profissionais internacionais da área da saúde. Esses virão por meio de uma missão voluntária que será realizada pelaprimeira vez no Brasil. Trata-se da Cardiostart. Durante esses dias, o grupo sejuntará com a equipe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUUFMA, com afinalidade de proporcionar um intercâmbio de conhecimentos e técnicas da área, inclusive,com os residentes e acadêmicos da instituição. Haverá também a realização de um mutirão de cirurgias cardíacas, com uma previsão de 30 a 40 cirurgias, o que contribuirá para a redução da fila de espera.

 

Na ocasião, uma equipe também desenvolverá atividades em duas unidades básicas de saúde na cidade de Pinheiro, entre os dias 08 e 11 de setembro. Eles farão atendimentos ambulatoriais realizando uma média de 50 consultas por dia, cada profissional. O objetivo é levar as ações de cuidado para áreas desfavorecidas e contribuir coma redução de casos de óbitos por doenças cardiovasculares.

 

A Universidade Federal do Maranhão implantou recentemente o curso de medicina na região, tendo o total apoio do HUUFMA no que diz respeito a consultoria técnica e treinamento dos profissionais dos hospitais locais a fim de que pudessem receber os estudantes do curso, tornando-se assim  hospitais-escola.Na ocasião, professores e acadêmicos de medicina da cidade também estarão envolvidos nessas atividades. O que representa um momento ímpar para ocrescimento profissional de ambas as partes.

 

Em cada missão, os voluntários colaboram com a equipe do local para realizar as cirurgias, ensinar técnicas, procedimentos de UTI e outros cuidados avançados ao paciente, com a finalidade de qualificar ainda mais os resultados dos atendimentos já oferecidos pela instituição. Com o novo cenário vivido pelo hospital, atravésda chegada dos novos colaboradores da Empresa Brasileira de ServiçosHospitalares essa missão virá para somar na capacitação desses novosfuncionários.  A equipe dessa missão conta com profissionais dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália e Japão. O grupo internacional de voluntários já fez 55 missões em 27 países.

 

Para recebê-los será realizada uma atividade de acolhimento no auditório do 4º andar da Unidade Presidente Dutra, no dia 1° de setembro, às 7h, e logo após, às 9h, já serão iniciadas as cirurgias. 

 

– Publicidade –

Outros destaques