domingo, 25 de setembro de 2022

IEMA receberá nome da Profª Maria das Graças Saraiva Barroso

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) da cidade de Colinas receberá o nome da professora Maria das Graças Saraiva Barroso. O decreto com a homenagem à matriarca da família Barroso foi assinado pelo governador Flávio Dino.

Maria das Graças Saraiva Barroso faleceu em outubro de 2011. Professora atuante por várias décadas na rede pública de ensino de Colinas, Dona Graça Saraiva, que nasceu na cidade de Passagem Franca, viveu até os 61 anos e foi uma grande educadora, militante da política e incentivadora da cultura local.

Além da licenciatura, Dona Graça seguiu vida acadêmica, com suas monografias apresentadas à UEMA. A primeira foi “A passagem da Coluna Prestes pelo Alto Itapecuru”, que narra trecho da saga da grande liderança de Luís Carlos Prestes quando, em seus 25 mil quilômetros percorridos, passou pelo Maranhão. Merece destaque também a dissertação de 2006 – “A Escravidão e a Crise do Escravismo no Antigo Município de Picos (MA)” –, que busca a origem da população negra maranhense.

Ela foi também uma das fundadoras do núcleo do Sindicato dos Educadores do Maranhão (Sinproessema) em Colinas e presidente por três mandatos do diretório municipal do PT, além de candidata a vice-prefeita nas eleições de 1996 e secretária de Cultura da cidade.

Maria das Graças Saraiva Barroso também deixou um legado de mulher forte, de fé inabalável, cuja existência foi marcada pelo amor, companheirismo, fraternidade ao próximo. Foi uma incansável lutadora em defesa da educação e da justiça social.

Nada mais justo que ela receba essa homenagem.

– Publicidade –

Outros destaques