II Feira de Estágio e Empregos começa nesta terça


Com mais de 21 mil inscritos, a II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão será aberta nesta terça-feira (19),às 9h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma, em São Luís). O evento, promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), por meio do Programa Maranhão Profissional, acontece até a quinta-feira (21), com vasta programação.

O objetivo é criar oportunidades para que estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, universitários e recém-formados se aproximem de maneira qualificada do mercado de trabalho e alcancem suas metas profissionais. ?A Feira de Estágio e Emprego, no ano passado, tinha como contexto os grandes investimentos que estão chagando ao país e ao nosso estado. Agora, precisamos formar mão-de-obra qualificada para que esses empregos sejam preenchidos por maranhenses?, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa.

As inscrições online para o evento foram iniciadas no último dia 8 e já contabilizam mais de 21 mil cadastros, o que evidencia o sucesso e a consolidação da ação. ?Mais de 25 palestras já estão com inscrição esgotada, o que demonstra para nós a importância desse evento e, sobretudo, a vontade que o jovem tem em buscar conhecimento para se destacar no mercado de trabalho?, pontuou o coordenador geral do evento, Fernando Lima.

A programação do evento destaca oficinas, palestras e minicursos sobre empregabilidade, empreendedorismo, tendências do mercado de trabalho e protagonismo nas empresas. As palestras serão transmitidas, em tempo real, por meio da mediação tecnológica da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), para cerca de 190 polos da Universidade em todo o Maranhão.

As inscrições para a II Feira de Estágio e Emprego são gratuitas e podem ser feitas até a terça(19), no site do evento (www.feiraestagioemprego.ma.gov.br). A solenidade de abertura da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão está marcada para esta terça-feira (19), às 9h, no auditório Darcy Ribeiro, do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

?A nossa Feira é a única do estado com esse foco: inserção e recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Isto demonstra o compromisso da governadora Roseana Sarney em proporcionar aos maranhenses uma melhor qualidade de vida, através da geração de emprego e renda?, pontou José Ferreira Costa.

Em sua primeira edição, no ano passado, a Feira de Estágio e Emprego reuniu mais de 25 mil pessoas durante os três dias de evento. No local, os participantes tiveram contato com empregadores e puderam se qualificar para inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

Um dos cases de sucesso do evento é o da jovem Jéssica Pires Pacheco, que através da Feira teve acesso ao programa Viva Estágio Primeiro Emprego e, após a conclusão da ação,conseguiu o seu 1º trabalho com carteira assinada.

?Já vinha buscando emprego há algum tempo, participei da Feira, do programa, fui contratada e,agora, sou coordenadora de produção da empresa que me contratou?, relatou Jéssica Pires. ?Sem a Feira teria sido difícil, porque a nós jovens falta experiência, que pode ser compensada com a qualificação?, acrescentou.