A partir de janeiro de 2016 os municípios maranhenses Imperatriz, Carolina e Balsas terão uma linha aérea para ligá-los. O anúncio foi feito em reunião realizada em Goiânia, no início desta semana, entre as Secretarias Estaduais de Turismo e Agricultura e a Sete Linhas Aéreas, que fornecerá os serviços.
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou as linhas e segundo a secretária de Turismo, Delma Andrade, a medida ” eleva o potencial turístico e de negócios do sul do Estado (…) e representa expansão e oportunidade de trabalho para maranhenses”.
Já o secretário de Agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser considerou que ” a ligação de grandes áreas produtoras, como Balsas, com São Luís contribuirá não só com o turismo, como com o crescimento do setor agropecuário”.
Somente em 2015, sete novos voos iniciaram operações no Maranhão. Um dos fatores que podem ter influenciado este crescimento é a redução de 17% da carga tributária para empresas que operarem em um aeroporto do Estado, de 12% para operações em dois aeroportos e 7% para três ou mais aeroportos ou promoção de voos internacionais a partir do Maranhão.
A alíquota praticada anteriormente era de 25% para todas as empresas.