terça-feira, 23 de julho de 2024

Imposto de renda e outsourcing de TI: entenda como a estratégia ajuda a sua empresa a economizar

O Brasil é um dos países com mais oportunidades no mercado de Outsourcing de TI. Crescendo cada vez mais, a terceirização do serviço em empresas de diferentes setores tem se tornado uma opção com melhor custo-benefício para otimizar a gestão de tecnologia nas empresas.

Com o Outsourcing é possível reduzir os custos com a contratação de pessoal especializado em TI, já que a empresa contratada fica responsável por fornecer os profissionais necessários para a realização dos serviços. Com isso, há uma economia em gastos com salários, benefícios e encargos trabalhistas, que são considerados despesas dedutíveis no imposto de renda.
Além disso, a contratação de serviços de TI de terceiros pode ser considerada como despesa operacional, o que permite a sua dedução no cálculo do imposto de renda da empresa. Ou seja, os valores pagos pelo outsourcing podem ser abatidos do faturamento da empresa antes do cálculo do imposto, o que reduz o valor final a ser pago.

“Ao optar por esse modelo, a empresa pode abater o valor dos serviços contratados como despesa operacional, isso gera a possibilidade de economizar até 40% do imposto de renda. Também é importante ressaltar que a locação de equipamentos por meio do outsourcing de TI permite que a empresa se mantenha atualizada tecnologicamente sem precisar investir grandes quantias em equipamentos e infraestrutura de tecnologia. Com isso, a empresa pode alocar seus recursos em outras áreas importantes do negócio”, explica Patrick Allex, CEO da CSI Tech.

Para usufruir dessas vantagens fiscais, é importante que a contratação seja realizada dentro das regras e normas estabelecidas pela Receita Federal. Além disso, algumas condições devem ser atendidas para que as empresas possam abater a terceirização de TI no imposto de renda, entre elas, o serviço terceirizado deve estar relacionado às atividades principais da empresa; manter a documentação e os comprovantes adequados que demonstrem a realização dos serviços terceirizados.

– Publicidade –

Outros destaques