O período para novas inscrições no Programa Bolsa-Permanência para 2017 foi definido pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes quilombolas e indígenas terão prazo de 1º de março a 28 de abril do próximo ano para realizar o pedido do benefício no primeiro semestre.
Para o segundo semestre, o período é entre 1º de agosto e 29 de setembro. Para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, também atendidos pelo programa, as datas de inscrição ainda não foram definidas.
Bolsa-Permanência
O Programa Bolsa-Permanência é uma ação do governo federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, indígenas e quilombolas, matriculados em instituições federais de ensino superior. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.
No início do programa, ainda atendendo quilombolas e indígenas, eram 4.736 estudantes. Com a ampliação do programa, que passou a incluir jovens em situação de vulnerabilidade social, o número saltou para 13.931 em 2016, o que gerou um estouro orçamentário e levou à suspensão de novas inscrições em maio deste ano.