domingo, 15 setembro, 2019
Início Nacional INSS oferece serviços que podem ser feitos à distância

INSS oferece serviços que podem ser feitos à distância

O INSS está passando por uma trasnformação digital. O objetivo é possibilitar a prestação à distância de todos os serviços possíveis a fim de facilitar a vida do cidadão, por meio do “Meu INSS” e telefone 135. Assim, sem precisar sair de casa o segurado já pode pedir, acompanhar o andamento e até contestar, caso não concorde com algo, usando a internet ou o telefone.

Nesse primeiro momento, 20 serviços já podem ser realizados inteiramente à distância. Somente em caso de exigência, o segurado vai precisar ir até uma agência. Mas, a ideia é que até o final do primeiro semestre, todos os 90 serviços,com exceção dos benefícios por incapacidade, possam ser realizados a distância, sem necessidade de agendamento.

De acordo com o Diretor de Atendimento do INSS, Clovis de Castro Júnior, a disponibilização dos serviços de forma digital, podem diminuir cerca de 72 mil atendimentos feitos de forma presencial.  “A partir de agora teremos mais 3 serviços do INSS podendo ser realizados a distância. Estamos falando agora de recursos, revisão e cópia de documentos. Esses serviços representam 72 mil atendimentos mensais em todas as agências do INSS no país. Importante informar a todos que os demais serviços do INSS também serão transformado ainda no 1º semestre. Também poderão ser realizados pela internet, celular e telefone 135. Aguardem essas novidades.  Pra facilitar ainda mais, o Meu INSS passa a ser acessado pelo gov.br/meuinss. Outra mudança significativa para o cidadão será o relançamento do Meu INSS para celular. Nosso objetivo é levar ainda mais serviços com mais intuitividade e com mais foco nas informações relevantes que são mais buscadas pelos cidadãos”, explicou Clovis de Castro Júnior.

A disponibilização dos serviços pela internet ou telefone é fruto da parceria do INSS, Dataprev, Secretaria de Governo Digital, Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Presidência da República, com o intuito de levar mais serviços com mais comodidade aos cidadãos brasileiros.

Confira os 20 serviços que já podem ser realizados inteiramente a distância

  1. Aposentadoria por idade
  2. Salário maternidade
  3. Simulação de tempo de contribuição
  4. Agendamentos e consultas de pedidos
  5. Extrato CNIS
  6. Extrato de pagamento de benefício
  7. Extrato de empréstimo
  8. Extrato de Imposto de renda
  9. Carta de Concessão de Benefício
  10. Agendamento de Perícia Médica
  11. Declaração de benefício
  12. Consultar revisão do artigo 29
  13. Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual
  14. Alterar dados básicos de contato
  15. Senha do Meu INSS
  16. Apuração Batimento Contínuo/MDS – Decreto nº 9.462/2018
  17. Resultado de Perícia Médica – internet
  18. Recurso
  19. Revisão
  20. Cópia de Processo
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -