quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Iphan e LIGGA – projeto Porto São Luís fazem parceria para restauração da Igreja do Carmo

A centenária Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Praça João Lisboa em São Luís, pertence à ordem dos Capuchinhos é um dos templos católicos mais importantes e tradicionais da capital maranhense. Está localizada em área tombada pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1955. E até o final desse ano de 2022 vai ganhar uma fachada totalmente restaurada, além de outros benefícios como pintura externa e recuperação da azulejaria da entrada do átrio principal.

A obra de restauração da azulejaria da fachada, ladrilhos hidráulicos e pintura deve ser concluída em oito meses, a partir desse mês de maio. E foi viabilizada graças a uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a empresa Ligga – Projeto Porto São Luís.

A assinatura da ordem de serviço da obra se deu em São Luís na última quarta – feira (20.04) com as presenças do Ministro do Turismo Carlos Alberto Gomes de Brito, da Presidente do Iphan Nacional Larissa Rodrigues Peixoto, do Prefeito Eduardo Braide, do Superintendente do Iphan/MA Maurício Itapary, do CEO da LIGGA – Projeto Porto São Luís Gerson Luiz Petterle além de políticos e autoridades.

Essa parceria vai ajudar a revitalizar esse que é também um dos grandes pontos turísticos de São Luís. Com estilo predominantemente barroco, a igreja tem fachada simétrica e possui duas torres laterais. E fica voltada para o Largo do Carmo, anexo à Praça João Lisboa.

Após a assinatura da ordem de serviço, aconteceu uma visita à sede da Igreja, onde as autoridades foram recebidas pelo Frei Nilton Leandro da Costa (Ministro Provincial).

“A Igreja do Carmo internamente já foi restaurada recentemente, e agora essa obra externa vem completar a beleza desse conjunto arquitetônico. Estamos muito felizes com essa parceria” declarou o Frei Nilton Costa.

O CEO Gerson Petterle parabenizou o Iphan pelos esforços em revitalizar o belo patrimônio histórico e cultural de São Luís. “Revitalizar a fachada da Igreja Nossa Senhora do Carmo é dar um verdadeiro presente coletivo aos ludovicenses e aos turistas, ajudando a fomentar o turismo e a economia criativa; uma vez que esse templo histórico localiza-se em um dos cenários considerados como cartão postal de São Luís. Estamos felizes em poder ajudar a viabilizar essa importante obra”, disse Petterle.

– Publicidade –

Outros destaques