quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Irregularidades marcam escolha dos conselhos tutelares em São Luís

 

Tumultos, confusões e irregularidades marcaram o processo de escolha dos conselheiros tutelares em São Luís. No final da eleição, no domingo (4), os polos do Centro/Alemanha e da zona rural tiveram suas eleições canceladas por recomendação do MP e acatada pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente, órgão organizador das eleições. Agora uma comissão está tentando estender o cancelamento para os outros polos – que tiveram os resultados oficiais divulgados ontem.

No total, 220 candidatos participaram das eleições para escolha de cinco conselheiros tutelares em cada uma das 10 áreas na capital. Alguns candidatos foram aos gabinetes dos deputados na Assembleia Legislativa do Maranhão para questionar a validade das eleições.

Dentre as irregularidades observadas estão a votação manual; a ausência dos nomes dos candidatos na cédula de votação feita em um papel, falta de comprovante de votação de centenas de eleitores; a existência de candidatos com o mesmo número; pontos convencionais de eleição que foram alterados subitamente, fazendo com que muitas pessoas não votassem por não saberem o local de votação; além da realização de “boca de urna”.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Neuza Ribeiro, muitos problemas foram gerados por conta das mudanças feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral. O órgão prometeu urnas eletrônicas e mudou de decisão poucos meses antes da votação. O Conselho está recebendo os recursos e deve divulgar a decisão na próxima quarta-feira.

– Publicidade –

Outros destaques