Jovens de até 23 anos de idade interessados no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), podem se inscrever até 15 de setembro para as provas. A taxa é de R$ 140, e a inscrição deve ser feita pelo site.
São ofertadas 110 vagas. Dessas, 25 exclusivas para candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira (QOEng).
Para se inscrever, além de ter no máximo 23 anos de idade no dia 31/12/2017, o candidato ou candidata precisam ser brasileiros natos e ter concluído o Ensino Médio (ou concluir neste ano).
O processo seletivo é composto por inspeção de saúde e exame de escolaridade, com avaliações de Física, Inglês, Matemática, Português e Química.
As provas serão realizadas de 12 a 15 de dezembro nas cidades de: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
A graduação
O curso de graduação em Engenharia no ITA tem duração de cinco anos. Os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, que é comum a todos os alunos. Já os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.
As especialidades oferecidas são: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.