terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Janeiro Branco: alimentação saudável pode ajudar na saúde física e mental

A nutrição em psiquiatria é uma tendência nos últimos anos e ajuda a combater ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos

Como o primeiro mês do ano, janeiro encoraja as pessoas a pensarem sobre suas vidas, relacionamentos, sentimentos, experiências passadas e objetivos que desejam alcançar no ano que começa. Janeiro é uma espécie de portal entre os ciclos de fechamento e abertura de nossas vidas.

A campanha “Janeiro Branco” é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na sociedade. Seu objetivo é chamar atenção dos indivíduos, das instituições, das comunidades e das autoridades para as necessidades à saúde mental da população. A proposta é conscientizar o cuidado com a mente. Ensinar a todos que quem cuida da mente, cuida da vida.

Esse cuidado com a mente pode começar na alimentação. Nos últimos anos, casos de ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos têm crescido consideravelmente. Surge então, a necessidade de cuidar da mente para além de medicações, ou seja, proporcionar qualidade de vida e bem-estar por meio da alimentação saudável e atividade física.

A nutricionista do SESI-MA, Vanessa Carvalho, alerta para alguns cuidados que se pode ter. “Devemos apostar nas saladas e alimentos fonte de ômega, consumir frutas vermelhas e roxas, além de ter atenção ao consumo de álcool, cafeína e açúcar. Manter uma alimentação saudável e variada auxilia positivamente no controle de crises e tratamentos dos transtornos psicológicos”, disse Vanessa.

A nutrição em psiquiatria é uma tendência que complementa o tratamento de ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos, pois alguns deles podem se juntar a distúrbios alimentares. Por isso, é importante que a pessoa com algum problema psiquiátrico consulte os especialistas no cuidado com a mente, como psicólogos e médicos psiquiatras ou com formação na área de saúde mental, assim como, nutricionistas.

– Publicidade –

Outros destaques