sexta-feira, 29 de março de 2024

Jogadores contam os benefícios do xadrez

Foto: Reprodução / TV Guará

Um jogo, muitos benefícios. O xadrez é um dos jogos mais populares que existe, quem nunca ouviu falar em “xeque-mate”? Apesar da expressão ser conhecida, nem todo mundo sabe jogar, mas o jogo de tabuleiro de casas claras e escuras, onde dezesseis peças com diferentes funções se movimentam, pode trazer inúmeros benefícios.

“Existe um trabalho cientifico, que é o principal trabalho no Brasil, de um professor da Universidade de Brasília, uma tese de doutorado na Universidade de Paris, que comprova cientificamente que estudar e jogar xadrez auxilia habilidades como memória, concentração, raciocínio analítico e sintético, poder de decisão, autocontrole, paciência, aprendizagem de línguas estrangeiras”, explica Nicolau Leitão, professor de xadrez.

Reconhecido como esporte oficial em pelo menos 160 países, ele é indicado para o desenvolvimento lógico e criativo de pessoas de todas as idades.

Há 2 anos que o Luís joga xadrez. Aos 13 anos, no ano passado, ele ganhou o Campeonato Ludovicense de Xadrez na categoria sub 12. No Maranhense ficou em terceiro lugar. E os benefícios do jogo chegaram até à sala de aula.

“Um dos benefícios mais marcantes que o xadrez trouxe para mim foi a questão da paciência, concentração, foco e da memorização também. Me ajudou tanto nos torneios quanto na introsação com as pessoas porque eu era meio tímido”, conta o estudante Luis Augusto.

Essência que o Edmundo Luz conhece bem. O advogado não dispensa um xadrez nas horas vagas. Enxadrista há 30 anos – nome que se dá ao jogador de xadrez – ele explica um dos motivos dessa paixão antiga. “Simplifica a vida da gente”.

*

 

CAMPEONATO MARANHENSE DE XADREZ

A Egol venceu o Campeonato Maranhense por Equipes, com dois pontos de vantagem sobre a vice-campeã Chess Slz. O time composto pelo Mestre Nacional Nicolau Leitão, Neto Guará, Raoni Sousa, Luiz Augusto e Antônia Kaly venceu todos os matchs, conquistando o título de forma incontestável.

“Fico especialmente feliz pela presença na equipe do Luiz Augusto, revelado pelo Xadrez nas Escolas. Aliás quatro membros estão envolvidos com o Projeto”, celebrou Nicolau.

Para a Federação, o evento foi um sucesso. “Foi muito bonito observar jogadores de diferentes gerações disputando ponto a ponto e compartilhando conhecimento. Foi uma linda festa!”, destacou o presidente da Femax, Ulisses Rodrigues.

– Publicidade –

Outros destaques