domingo, 25 de setembro de 2022

Judô: Fórum Jaracaty conquista pódios no Grand Prix e vagas para os JEBs

A fim de manter o bom desempenho nas competições que têm retornado gradativamente, o judô do Fórum Jaracaty dividiu sua equipe para conciliar a participação em dois importantíssimos campeonatos no último de semana. Enquanto parte dos atletas disputou o Grand Prix Parauapebas de Judô, no Pará, os demais judocas foram ao tatame assegurar a classificação para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Ginásio Costa Rodrigues em São Luís. E a estratégia resultou em conquistas expressivas para o projeto social, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

No fim de semana, o Fórum Jaracaty competiu com sete atletas no Grand Prix de Judô, em Parauapebas. Na edição comemorativa pelos 10 anos do festival, os judocas maranhenses conquistaram seis pódios para o projeto nas categorias Sub-15, Sub-18 e Sub-21: Levi Seguins e Gustavo de Oliveira garantiram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no Meio Médio; Marvin Vieira foi ouro no peso Médio; e Sam Gutierres foi campeão no Meio-Pesado.

Na disputa da categoria Ligeiro, a medalha de ouro ficou com o judoca José Manoel Silva, enquanto Jimyclif Cantanhede, também judoca do Fórum Jaracaty, arrematou o bronze no peso Leve. O Grand Prix Parauapebas de Judô reuniu, em três dias de festival, cerca de 250 judocas do Norte e Nordeste do país. 

Classificação para os JEBs  

No sábado (2), os judocas do Fórum Jaracaty também competiram na seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Como resultado, os atletas Davi Moraes, Kewelly Saraiva, Kaylane Vitória e Jardiene Correa, do Sub-13 e do Sub-15, se classificaram para a competição nacional, que ocorrerá no fim deste mês no Rio de Janeiro.

Para o sensei Ítalo Nunes, as expectativas para os JEBs são as melhores possíveis. “Apesar de ser um campeonato forte, temos atletas com grandes chances de medalhas e alguns até com grandes chances de compor a Seleção Brasileira de base. Os JEBs, para nós, será um termômetro para que os nossos judocas deem passos mais longos no esporte”, afirmou o sensei. Boa parte da seleção maranhense que parte para as competições do JEBs no Rio é de alunos do Fórum Jaracaty.

O judô do Fórum Jaracaty segue com as competições neste segundo semestre, conforme calendário da Federação Maranhense de Judô. O próximo evento previsto para os judocas do projeto será o Festival Infantil (até 10 anos e veteranos), no dia 16 de outubro. 

Sobre o Fórum Jaracaty 

Presente há quase duas décadas na região do Jaracaty, o projeto, patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, atende crianças, adolescentes e a comunidade em geral. O Fórum Jaracaty oferece, gratuitamente, modalidades esportivas como o judô, tênis de mesa e futsal, além de brinquedoteca e aulas de informática. Também são ofertados cursos de capacitação profissional, fomentando a inserção da comunidade no mercado de trabalho. 

– Publicidade –

Outros destaques