segunda-feira, 22 de julho de 2024

Laboratório de Inovação da Equatorial (EQT Lab) formará 178 profissionais em Programação e Inteligência Artificial

Ocorreu nesta terça-feira (25), a aula inaugural da primeira turma do Capacitech, uma capacitação em Programação e Inteligência Artificial voltada para alunos da rede pública (IFMA e IEMA), eletricistas e pessoas da comunidade.

A capacitação foi desenhada e planejada dentro do programa E+ Profissional da Distribuidora, por meio do laboratório de Inovação do Grupo Equatorial, EQT Lab, que há um ano atua com o objetivo de executar Projetos de PDI e Transformação Digital, retendo conhecimento, gerando novos empregos e entregando soluções dentro dos três pilares de atuação do EQT Lab: Espaço de Inovação Aberta, Educação e Execução de Projetos de Inovação.

O evento, que marcou o início da capacitação, ocorreu no auditório da Reitoria do IFMA, no bairro Renascença, São Luís, reunindo alunos da instituição, alunos do IEMA, professores, além de parceiros como a Dínamo Engenharia, Oracle ® e comunidade.

Sobre o curso – Ao longo de 8 meses, os 178 alunos selecionados terão conteúdo completo 100% on-line com suporte e mentorias, que culminarão em uma certificação internacionalmente reconhecida pela Oracle Corporation ®, empresa multinacional de tecnologia e informática norte-americana, especializada no desenvolvimento e comercialização de hardware, softwares e de banco de dados. O conteúdo técnico foi formulado por profissionais da ORACLE em conjunto com a ALURA, fortemente atuante no setor de tecnologia, para que o aluno formado esteja melhor preparado para os desafios de vida e do mercado de trabalho.

Para Andressa Gaspar, Curadora do EQT Lab e idealizadora do Capacitech, esse é um importante passo para o pilar educacional do EQT Lab. “Nós trouxemos o Capacitech, uma formação em tecnologia e inteligência artificial, para os alunos do ensino médio, universitários e comunidade, com a finalidade de capacitá-los em tecnologia e inovação, para angariar vagas que hoje estão ociosas no mercado. Queremos transformar o mundo através da educação, esse é o propósito do Capacitech”, destacou Andressa.

Segundo Gabriela Longatto, representante da Oracle ®, que veio exclusivamente para a aula inaugural, apoiar e estar junto dessa iniciativa é de grande valia. “É muito importante estarmos presentes nesse tipo de iniciativa. Por meio do ONE – Oracle Next Education, pretendemos formar mais pessoas em tecnologia e preparar profissionais para responder ao cenário de tanta demanda em tecnologia”, afirmou Gabriela.

Lucas Pinheiro, Executivo do Instituto de Ciência e Tecnologia da Equatorial (ICT- EQT Lab), afirma que esse é um momento muito importante para o EQT Lab e Grupo Equatorial. “Esse momento de lançamento do nosso programa de capacitação é importante para formarmos jovens que, no futuro, podem vir a integrar os nossos times, executar esses projetos e continuar gerando conhecimento, inovação, algo que a gente tanto quer trazer para o Grupo Equatorial e para a sociedade”, enfatizou Lucas.

Certificação internacional e mercado e trabalho – A certificação ORACLE dentro do mercado, ocasiona diferenciação profissional, destacando habilidades técnicas reconhecidas na área de inovação e tecnologia. Por tratar-se de uma certificação reconhecida internacionalmente, aumenta a credibilidade do aluno aos olhos dos empregadores, além de alavancar oportunidades de carreira. Os alunos ficam mais conectados à tecnologia, tendo acesso a recursos e comunidades, o que pode ser valioso para networking e aprendizado contínuo.

Robson Viana, que ingressou agora no Capacitech, destacou a grande relevância dessa capacitação para ele. “Agradeço a Deus e à Equatorial pela oportunidade. Eu trabalho como vigilante e estou encarando essa oportunidade como única na minha vida. Estou entrando nesse projeto de cabeça porque sei que sou privilegiado em ter essa oportunidade, pois queria fazer uma faculdade, mas ainda não tive recursos para focar nisso. Então, quando consegui essa vaga, não pensei duas vezes. É difícil, mas vamos focar e conseguir mudar nossa realidade”, disse.

– Publicidade –

Outros destaques