Siga-nos

Cidades

Lei dá prioridade de atendimento para pessoas com diabetes

Publicado

em

Teste de diabetes

Na última segunda-feira (09), a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei Nº 127/2018 que consiste na prioridade de atendimento às pessoas que são portadoras de diabetes nos órgãos públicos, estabelecimento comerciais e instituições financeiras no Estado do Maranhão.

As pessoas terão atendimento prioritário assim como os idosos, gestantes e deficientes. Os portadores de diabetes precisam apresentar documento que comprove a patologia. O descumprimento dessa lei resultará em penalidades.

Será feita a advertência na primeira atuação, e a multa será aplicada a partir da segunda atuação. A multa é fixada entre R$ 500 e R$ 1.000. A lei entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial.

O que é a diabetes?

É uma doença crônica, na qual o corpo não é capaz de produzir insulina ou é incapaz de exercer adequadamente os seus efeitos, ocasionando assim a um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Só no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas com diabetes, número que representa 6,9% da população sendo que 1 a cada 2 pessoas simplesmente não sabe que é diabética.

Quais são os sintomas?

Com a produção insuficiente de insulina ou a incapacidade da insulina exercer a sua ação, os sintomas começam aparecem. Os principais sintomas são, vontade frequente de urinar, fome, sede excessiva e emagrecimento.

Qual o tratamento?

Existem diversos tipos de diabetes e o tratamento depende do tipo de diabetes que a pessoa é portadora. É aplicada a insulina e alguns medicamentos são indicados pelo endocrinologista.

Para se prevenir da diabetes é preciso levar um estilo de vida mais saudável, consultar o seu médico, fazendo assim exames regulares de diagnóstico.

Continue lendo
Deixe seu comentário