quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Leishmaniose visceral é tema de palestra para veterinários

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença endêmica no Brasil, de alta letalidade. Ela é transmitida ao cão e ao homem por meio da picada de um mosquito popularmente conhecido como mosquito-palha e pode matar o animal e colocar em risco a vida das pessoas que convivem com ele. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Para os cães infectados, o Ministério da Saúde recomenda a eutanásia. Para conter o avanço desta e de outras doenças que acometem os cães, o papel dos médicos veterinários é essencial, buscando orientar os proprietários com relação à importância da prevenção. 

Dando continuidade aos módulos de atualização realizados para que estes profissionais aprimorem seu conhecimento, a MSD Saúde Animal, referência mundial no combate e controle da leishmaniose visceral canina, junto com a NB Distribuidora, trará para São Luís a especialista Mary Marcondes, Professora Adjunto de Clínica Médica de Pequenos Animais da Faculdade de Medicina Veterinária – UNESP – Campus de Araçatuba, que falará com médicos veterinários da região sobre a importância da prevenção da leishmaniose visceral. 

A professora ministrará palestra “O papel do clínico na prevenção da leishmaniose canina no Brasil” dia 7 de julho, apontando as características da doença e a importância da prevenção, única forma de combatê-la. A intenção é promover a troca de conhecimento entre os veterinários que atuam na região e mostrar que a doença vem se espalhando por todo o país, reforçando a necessidade de impedir o contato dos cães com o mosquito transmissor. As vagas são limitadas e destinadas aos médicos veterinários. 

Entre as ferramentas mais eficientes para prevenir a leishmaniose visceral canina está a coleira Scalibor, recomendada pela Organização Mundial da Saúde para combater a doença. A coleira é impregnada com deltametrina, um potente inseticida que repele e mata o mosquito transmissor. É altamente segura para os cães e para a família: não tem cheiro, mantém o cão protegido por quatro meses, é resistente à água e auxilia no controle de carrapatos, pulgas e moscas.

Serviço:

Palestra “O papel do clínico na prevenção da leishmaniose canina no Brasil”

Data: 7 de julho

Horário: 19h30

Local: Restaurante Cabana do Sol (Av. Litorânea, 10 – Calhau)

Inscrições pelo telefone: (71) 99125-0836 

Sobre a MSD Saúde Animal

Hoje a MSD é a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem.  A MSD Animal Health, conhecida como Merck Animal Health nos Estados Unidos e Canadá, e como MSD Saúde Animal no Brasil, é a unidade de negócios global de saúde animal da MSD. Através do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis™, a MSD Saúde Animal oferece aos veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde. A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna. A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.

– Publicidade –

Outros destaques