domingo, 11 abril, 2021
Início Mais Notícias Liberdade, o maior quilombo urbano das Américas, terá rota turística com o...

Liberdade, o maior quilombo urbano das Américas, terá rota turística com o Projeto pelas Vias da Liberdade

O bairro da Liberdade, por meio do Instituto Iziane, dá o pontapé inicial no projeto “Pelas Vias da Liberdade”, que alia esporte e cultura como ferramentas de socialização. A ideia é incentivar a interação entre jovens, separados por ruas e avenidas, eliminando fronteiras em uma cidade, em um bairro histórico e até mesmo de outros países com a inclusão de estudantes intercambistas.

Na oportunidade estudantes de escolas particulares serão recebidos por um grupo de adolescentes do Instituto Iziane que levarão os colegas para um ciclo de visitas e oficinas às sedes das manifestações culturais do bairro.

O projeto segue a nova tendência do setor turístico: o olhar para dentro, ou seja, incentivar as pessoas a conhecerem sua própria cidade, bairro, história, estado, país.

O projeto tem como objetivo realizar oficinas esportivas e culturais para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de São Luís no bairro da Liberdade, promovendo a interação, troca de informações e saberes entre elas e os moradores mais antigos do bairro fortalecendo a história dessas pessoas e a luta contra o preconceito racial e desigualdade entre classes sociais, além de estimular a formação das culturas turísticas a partir do dinamismo dos grupos locais, estimulando a geração de emprego e renda, no intuito de se adaptarem às demandas do turismo histórico-cultural. Fortalecendo, assim, o bairro periférico por meio de sua identidade cultural e despertando o orgulho nos mais jovens em pertencer a esse ambiente.

“A juventude, independente da classe social, pode interagir, desenvolver habilidades para a vida e construir um olhar crítico e uma postura ativa ampliando a noção de que todos são protagonistas para a transformação da sociedade. Ações que incentivem e alavanquem a melhoria da autoestima e da motivação em comunidades que apresentam vulnerabilidade social, colaboram, substancialmente, para que a inclusão social ocorra de forma efetiva. Incentivando, assim, o crescimento de cidadãos conscientes dos seus direitos fundamentais que garantam a dignidade humana, enfrentamento ao preconceito racial, a participação democrática na construção de uma cidade melhor, a solução de conflitos oriundos da falta de infraestrutura e políticas públicas além da conscientização, principalmente, por parte das mulheres sobre violência de gênero.” pontuam os idealizadores do projeto.

Sobre a Liberdade

É um bairro com mais de cem anos com muita história e tradição cultural. A maioria dos moradores é de origem de matriz africana, vindos da Baixada Maranhense. Várias atividades culturais, originárias do bairro sãos atrativos do São João do Maranhão. Entre elas: Boi de Seu Leonardo (Boi da Liberdade), Boi de Seu Apolônio (Boi da Floresta), tambores de crioula, festa do Divino, além dos grupos e artistas do segmento do reggae, blocos tradicionais, casas de culto afro, entre outros.

Instituto Iziane Castro

A Liberdade também se destacou por apresentar umas das melhores jogadoras de basquete do país: Iziane Castro, que deixou o Maranhão com 15 anos. Habilidosa em quadra, a ala foi um dos principais nomes da seleção brasileira após a aposentadoria de Janeth Arcain. Além de se destacar com a camisa verde-amarela, tendo conquistado a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, atuou no basquete norte-americano (WNBA) por mais de uma década. Após deixar as quadras, passou a integrar a Comissão de Atletas do Conselho Olímpico Brasileiro.

Ao retornar para casa, para o Bairro da Liberdade, ela fundou o Instituto Iziane Castro em 2014. O objetivo é oferecer novas perspectivas de vida às crianças e adolescentes da comunidade da Liberdade. Nesta região, maior quilombo urbano da América Latina, nem sempre os jovens têm a possibilidade de marcar as cestas que garantem oportunidades de desenvolvimento e, por isso, apostam na realização de atividades esportivas, reforço escolar, aulas de inglês, distribuição de materiais como tênis e uniforme, alimentação e atividades de assistência social. Mais de mil jovens já foram atendidos pelo instituto.

Via Mundo Intercâmbio

A Via Mundo é uma agência especializada em programas de intercâmbio educacionais e de trabalho e em viagens turísticas no Brasil e no exterior. A partir de 2001, a Via Mundo deu início a seus programas para estrangeiros no Brasil. Ao longo dos anos, novos programas foram criados. Além de promover nossa língua e cultura em um nível internacional, tais programas também apresentam as potencialidades turísticas do nosso estado, região e país para um público internacional cada vez maior. A equipe trabalha também com programas que encaminham alunos de escolas públicas para experiências no exterior, inclusive no Canadá. A Via Mundo é uma referência nacional e internacional em programas para estrangeiros e vem realizando a cada ano um trabalho dedicado e intenso de promoção do país, especialmente do Maranhão e da região Nordeste, no exterior. È parceira do projeto no intuito de ajudar na construção de um Roteiro Cultural para os turistas no Bairro da Liberdade.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -