Você sabia que o Maranhão conta com uma ‘fazenda’ de impressão em 3D gratuita e acessível para qualquer cidadão? O serviço é um dos atrativos do Locomotiva Hub, espaço de tecnologia e inovação gerido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que tem como metas estimular a inovação, a ideação, a conectividade e o desenvolvimento tecnológico.
Instalado no primeiro pavimento do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (também conhecido como Museu da Rffsa), no Centro Histórico de São Luís, o Locomotiva Hub é um polo tecnológico com arquitetura e ambientação high-tech, que desde 2020 atrai estudantes, pesquisadores e empreendedores ligados ao ecossistema das startups – modelo de negócio escalável e inovador.
Fazenda de Impressão 3D é como é conhecido o conjunto de máquinas de impressão que reproduzem, simultaneamente, objetos em três dimensões. No Locomotiva Hub, a Sala de Impressão de produtos tridimensionais é um espaço destinado ao desenvolvimento de protótipos e onde são ministradas aulas técnicas e capacitações. O local está disponível gratuitamente para todos, como apontou a analista técnica de Robótica da Secti, Yasmim Fernandes.
“Aqui no espaço da Locomotiva Hub temos vários cenários e um deles é o lugar que a gente chama de fazenda de impressoras 3D. Essas impressoras são de livre acesso para a população, que, acompanhadas de um técnico do hub, podem desenvolver seus projetos”, explicou Yasmin Fernandes.
Sala Multiuso, Coworking e Laboratório Maker
Além da Sala de Impressão 3D, o hub possui uma Sala Multiuso (espaço para treinamento, reuniões e workshops, com capacidade para 18 pessoas, Wi-Fi, TV com cabo HDMI, quadro branco, puf’s e cadeiras de praia), a Mesa Circle (espaço coworking – ou escritório compartilhado – em formato circular, com Wi-Fi), a Mesa Square (espaço coworking em formato quadrado) e o Laboratório Maker, que dispõe de ferramentas necessárias para tirar projetos do papel. E o que é melhor: todos esses recursos podem ser utilizados pela população sem custos.
“Oferecemos uma estrutura bem agradável, climatizada, temos sala de treinamento, a Sala Multiuso, que comporta até 18 pessoas e as impressoras 3D. Se você está em São Luís, se você está na região do Centro Histórico, você pode vir à Locomotiva Hub usar o nosso Espaço Coworking”, convidou Nilde Ribeiro, a gestora do Locomotiva Hub.
Aberto ao público de segunda a sexta das 8h às 18h, o Locomotiva Hub é totalmente gratuito e foi desenvolvido para impulsionar negócios e criar conexões entre o mundo acadêmico e os demais atores do ecossistema de inovação. O ambiente conta com uma estrutura necessária para estudo, trabalho, desenvolvimento de projetos, reuniões entre equipes e até mesmo com clientes, como ressaltou Nilde Ribeiro.
“A Locomotiva nasceu em 2020 com o intuito de reunir startups e empreendedores. O Estado viu a necessidade de um espaço como esse para os empreendedores. Eu vejo que há uma necessidade muito grande. Realmente é o primeiro espaço de inovação totalmente gratuito. No Locomotiva Hub você tem esse espaço disponível para todos”, frisou a gestora do Hub.
Uma das ‘sensações’ do equipamento estatal entre o público é a Sala de Impressão 3D, e réplicas de suportes de celulares são um dos itens mais impressos pelos visitantes. As impressoras também já auxiliaram estudantes de robótica e participantes das Olimpíadas de Foguetes, mas qualquer pessoa que idealize um determinado produto em três dimensões, pode ter acesso ao serviço.
“Estamos sempre aqui disponíveis para quando a população precisar desse tipo de serviço. As impressoras e o material, que são os filamentos, são todos gratuitos. Você só precisa chegar aqui, fazer uma reserva e um técnico para auxiliar a fazer as impressões”, orientou a analista técnica de Robótica da Secti, Yasmim Fernandes.
Empreendedorismo e pesquisa
O Locomotiva Hub foi o local que a publicitária Yasmim Luanda escolheu para planejar as metas do seu empreendimento, uma startup voltada ao setor de turismo. Ela já utiliza o hub há três meses.
“O Espaço Coworking proporciona principalmente uma calmaria que é necessária para a gente pensar, trabalhar, planejar e idealizar várias formas de conectar as pessoas e empreendimentos. Muitas das vezes eu não consigo fazer esse planejamento em casa, aqui é um local onde você pode pensar muito mais no que você quer planejar e fazer”, recomendou a publicitária.
Já a antropóloga Lara Matos encontrou no Locomotiva Hub o ambiente adequado para estudar e se ‘conectar’ com outros pesquisadores. Mãe de duas crianças pequenas, Lara nem sempre consegue utilizar sua própria casa para focar nos estudos. No hub ela tem mais tranquilidade para aprofundar suas pesquisas.
“É muito importante ter esse espaço na cidade. Eu utilizo o Espaço Coworking há mais de um ano. Sempre procurei espaços tranquilos onde pode haver essas trocas, essas conversas, e principalmente uma boa estrutura. Estava na busca por esse espaço e ele agrega muito na minha rotina”, destacou a antropóloga.
A titular da Secti, secretária Natássia Weba, faz questão de chamar a população para conhecer e usufruir das funcionalidades do Locomotiva Hub. “Conheça o Locomotiva Hub, um espaço de conexão e criatividade. Aqui mentes brilhantes se reúnem para impulsionar ideias inovadoras e projetos incríveis. Venha fazer parte da Locomotiva de inovação e empreendedorismo. Faça parte dessa nova era de transformação digital”, convocou.
Como ter acesso aos espaços do Locomotiva Hub
Para utilizar a Sala Multiuso, os interessados precisam fazer reserva prévia do espaço via email (locomotivahub@gmail.com). O uso da Sala de Impressão 3D também reivindica reserva por email. Já os espaços coworking do Locomotiva Hub podem ser usufruídos sem a necessidade de agendamento.
Mais informações sobre o Locomotiva Hub estão disponíveis no site do projeto, o inova.ma.gov.br/locomotivahub.