(Redação com informações da assessoria)
Pelo menos 1.433 pesquisadores de iniciação científica, de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado receberam bolsas de pesquisa em 2015, representando um aumento 51,32% em relação a 2014.
As bolsas foram concedidas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), a mesma aplicou mais de R$ 30 milhões em projetos distribuídos em quatro linhas: Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência. A estratégia resultou em 324 projetos de pesquisa apoiados, 59 artigos publicados, 35 projetos de extensão implementados e 112 eventos científicos realizados.
Além disso, foi criado o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Cerca de R$ 240 milhões será destinado às obras de prédios que prometem abrigar mais 23 unidades até 2018. Neste ano as cidades de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim ganharão ensino integral e profissionalizante.
Seletivo
As inscrições para o processo seletivo do Iema ainda estão em aberto, sendo encerradas no dia 11 deste mês. Os alunos que quiserem ingressar na unidade devem escolher um dos cursos, no qual são integrados ao ensino médio, em tempo integral.
Os interessados podem fazer as inscrições no site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no endereço: www.secti.ma.gov.br.