segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Maioridade Penal: morte de jovem reacende questão

A polícia da capital maranhense realiza as buscas por dois adolescentes suspeitos de terem praticado um latrocínio (roubo seguido de morte), na Rua Rio Branco, localizada no Centro, na manhã desta quarta-feira (1°).

 

Leia também:

 

Universitário é assassinado a tiros nesta manhã (1º)

 

Os garotos, segundo informações de polícias militares e testemunhas, abordaram a vítima, o universitário Rafael Serra Santos, de 26 anos, e anunciaram o assalto. Mas o jovem teria reagido ao crime e acabou sendo baleado na cabeça por um dos criminosos.

 

As informações preliminares são de que os suspeitos seriam da Camboa.

 

Maioridade Penal

A morte de Rafael cometida por dois adolescente reascende a discussão da redução da maioridade penal, que alguns defendem ser de 16 anos.

 

Nesta terça-feira (31 de março), a redução de 18 para 16 anos foi votada e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

 

A Proposta de Emenda passou pela etapa mais difícil da Casa e agora o texto será apreciado em uma comissão especial e depois enviado para duas votações em plenário.

 

Apreensão

Na terça (30), dois adolescentes foram apreendidos com um revólver calibre 22, na cidade de Imperatriz. A dupla é suspeita de roubo e foi encaminhada para o 1º Distrito Policial da cidade, onde as medidas cabíveis ao caso foram tomadas.

 

Esta apreensão mostra a facilidade em que menores têm em adquirir armas de fogo para cometerem delitos.

 

Facções criminosas

Algumas facções criminosas que dominam a criminalidade na capital maranhense e cidades circunvizinhas utilizam menores de idade para cometerem crimes de maior repercussão na sociedade, como execuções e latrocínio, isto por conta da Lei branda do país sobre os menores, que tem um tratamento diferenciado.

 

O caso mais recente e de grande repercussão foi o assassinato brutal do empresário e paisagista Daniel Smith, de 55 anos, em setembro de 2013. Um menor de 17 anos confessou, na época o crime, ter sido o autor do homicídio, sendo que dois homens também teriam participado do crime.

– Publicidade –

Outros destaques