Cerca de 55.778 eleitores podem ter seu título de eleitor cancelados no Maranhão por não terem votado e nem justificado a ausência nas três últimas eleições. Para regularizar a situação, esses cidadãos devem comparecer ao cartório eleitoral entre os dias 2 de março e 4 de maio, apresentar documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de multa.
De acordo com a legislação eleitoral, 1.782.035 eleitores brasileiros podem ter o título cancelado, dentre estes, 34.050 são brasileiros que votam no exterior.
Para quem fez o recadastramento biométrico não há risco de cancelamento mas para verificar a lista, os interessados devem se dirigir aos cartórios eleitorais ou podem realizar consulta através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O cancelamento será efetivado de 19 a 21 de maio. para quem não conseguir regularizar a situação a tempo, o cancelamento pode impedir nomeação em concurso público, obtenção de passaporte, carteira de identidade, recebimento de salário em cargos públicos e etc…