domingo, 3 de novembro de 2024

Professores de São Luís protestam contra Reforma da Previdência

Professores das redes de educação pública iniciaram protesto nesta manhã de quarta-feira (15), em apoio a greve que ocorre em todo o Brasil contra a Reforma da Previdência. O movimento se concentra na Praça Pantheon do Centro de São Luís, desde 8h da manhã, e tem como objetivo alertar a população contra as medidas adotadas pelo Governo Federal.

A categoria é contra a Reforma da Previdência, principalmente porque se a medida for aprovada, os trabalhadores terão dificuldades ao acesso à aposentadoria especial.

Além dos professores, membros de mais seis centrais sindicais protestam. A greve é iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que agrega vários sindicatos, entre os quais o Sinproesemma.

Entenda

A proposta da Reforma da Previdência fixa idade mínima de 65 para requerer aposentadoria e eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos.O governo pretende mexer no cálculo e pressionar o trabalhador a contribuir mais tempo para melhorar o valor a receber. O benefício será calculado com base em 51% de 80% das melhores contribuições mais um ponto percentual a cada ano pago. Para se aposentar com 100% do benefício, será preciso contribuir 49 anos.

A pensão por morte, que é integral, deve ser reduzida para 50%, mais 10% por dependente, para todos os segurados (INSS e serviço público). A pensão deverá ser desvinculada do reajuste do salário mínimo, que permite ganhos reais. E pensões não poderão mais ser acumuladas.

 

Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com

 
 

 
– Publicidade –

Outros destaques