quinta-feira, 25 de abril de 2024

MA apresenta queda em número de armas entregues

Foto: Marcos Leite/Tv Guará

O número de armas entregues de forma voluntária a Polícia Federal caiu no Maranhão. Desde que o Estatuto do desarmamento foi aprovado, houve uma campanha para que armas fossem entregues para serem aproveitadas pelas autoridades ou destruídas. No entanto, o que vem acontecendo é uma situação inversa a isso.

Segundo levantamento feito pela Polícia Federal, no ano passado, 78 armas foram entregues de forma voluntária, quase 100 a menos do que em 2017, quando 176 armas foram entregues. Situação semelhante aconteceu com as munições. Em 2017 foram 174 e em 2018, apenas 57.

Vale ressaltar que, por mais que a lei de posse de armas tenha flexibilizado a conquista da posse para o cidadão, na legislação brasileira não há previsão de anistia para regularização de armas ilegais. Portanto, armas irregulares não são admitidas e legalizadas. Elas precisam ser entregues a polícia ou serão apreendidas.  Conforme levantamento repassado pela Policia Civil do Maranhão, em 2018 2.354 armas de fogo foram apreendidas em todo o estado.

Qualquer pessoa que queira entregar uma arma de fogo deve se dirigir a uma delegacia da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal ou demais postos cadastrados. Antes disso, é importante retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma. Para conseguir a guia, basta entrar no site da PF e conseguir a autorização para locomover de maneira legal e segura. Ao entregar a arma a pessoa pode sacar uma indenização, no prazo de 24 horas até 30 dias. O valor pode variar de R$ 150, a R$ 450 reais a depender da arma entregue.

Veja a matéria feita pelo repórter Jairon Martins e o cinegrafista Marcos leite no Jornal da Guará

 

– Publicidade –

Outros destaques