O Departamento de Feminicídio, da Polícia Civil do Maranhão, divulgou nesta manhã desta sexta-feira (06), balanço do primeiro semestre de 2018, dos casos dessa modalidade de crime, com a prisão de autores e consequentemente com a elucidação de 80% das ocorrências no estado.
O relatório aponta que dos 24 casos registrados, 22 tiveram suas autorias identificadas, desse número 15 foram presos, um foi linchado pela população, dois cometeram suicídio, quatro estão foragidos e dois continuam em apuração. Dos crimes ocorridos na região metropolitana é importante frisar que 100% deles foram elucidados.
A chefa do Departamento de Feminicídio, Viviane Azambuja ratificou: “O Estado do Maranhão tem tido um avanço muito expressivo no combate a violência contra a mulher como um todo, já se consegue fazer o acompanhamento de todos os casos ocorridos no Estado”.
O decreto que criou o Departamento de Feminicídio da Polícia Civil foi assinado pelo Governador, Flávio Dino, durante solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher do ano de 2017. O departamento visa à investigação mais profunda desse crime, além de agilidade para a resolução dos casos.
Além disso, em novembro do ano passado foi entregue a sede da Casa da Mulher Brasileira em São Luís. Que é uma unidade, localizada no Jaracaty, onde reúnem diversos órgãos e entidades de referência do município, estado, justiça e sociedade civil organizada, que funcionam 24 horas por dia. Especializada no atendimento a mulher para garantir o enfrentamento e a punição à violência de gênero de forma rápida e efetiva.