sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Auxílio Combustível Governo do Maranhão

Maranhão mantém isolamento de 10 dias; redução ainda será discutida no estado

Foto: Reprodução
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

O período de isolamento para casos leves e moderados de Covid-19 foi reduzido pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (10). Os infectados assintomáticos, que não apresentem sintomas respiratórios e febre, poderão deixar de se isolar após 7 dias, e os que testarem negativo no 5º dia poderão sair ainda antes. No Maranhão, contudo, a quarentena segue sendo de 10 dias.

A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), via nota divulgada ao Portal Guará. No estado, 10 dias é o período mínimo de isolamento para pacientes assintomáticos ou sintomas leves, e 14 para aqueles com sintomas moderados. Ainda segundo o comunicado, a nova recomendação do Ministério da Saúde deverá ser discutida na próxima reunião da Comissão dos Infectologistas do Maranhão.

A orientação de 10 dias de isolamento após o diagnóstico de Covid-19 foi emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda em 2020. A redução é controversa e, de acordo com o infectologista Carlos Fortaleza, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, em entrevista à Folha de S. Paulo, a medida seria “precipitar o caos”: “Os estudos anteriores apontavam o pico de transmissibilidade no 5º dia e queda gradual até o 10º dia. (…) A decisão do CDC e do Ministério da Saúde só é justificada pelas pressões econômicas”, pontuou.

– Publicidade –

Outros destaques