sábado, 20 de julho de 2024

Maranhão passa a atualizar dados da Covid-19 em painel on-line

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a atualização em tempo real dos dados deste ano de monitoramento da Covid-19 em painel on-line. A inovação está em funcionamento desde o início desta semana pelo site da SES (www.saude.ma.gov.br).

O novo painel Covid-19 passou a ser mais dinâmico e interativo, ou seja, para acessar os dados de um determinado município, por exemplo, basta o cidadão ou gestor público clicar na cidade no mapa que consta no site e todas as informações da localidade serão apresentados, como: sexo, raça/cor, comorbidades, faixa etária e óbitos.

O único dado que permanece sendo atualizado semanalmente são os de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme orientação do próprio Ministério da Saúde (MS). Os dados dos anos anteriores a 2023 permanecem disponíveis em arquivos específicos e facilmente localizados na página da SES.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, explica que as mudanças tornaram os dados mais dinâmicos, facilitando ainda que os municípios possam acompanhar suas informações em tempo real e qualificar ainda mais o monitoramento e as ações a serem realizadas.

“Anteriormente o painel Covid-19 era disponibilizado como um arquivo em forma de documento e com o acumulativo dos últimos anos, com essas mudanças, as informações acontecem de forma instantânea – com o sistema alimentando o painel o tempo todo. Para os municípios isso é fantástico, pois as intervenções quando necessárias se tornam mais ágeis”, afirmou o secretário Tiago Fernandes.

Na próxima quinta-feira (23), durante reunião semanal por web com os gestores municipais, os resultados iniciais do novo painel serão avaliados.

Quem tiver interesse em acompanhar os dados do novo painel da Covid-19 pode acessar o endereço eletrônico https://www.saude.ma.gov.br/painel-covid-19/.

– Publicidade –

Outros destaques