Cooperativas maranhenses estão mobilizadas para realizar o programa Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. Na sexta-feira (30), cooperados de Grajaú, no interior do estado, vão entregar cestas básicas e água para as pessoas que vivem no sertão nordestino. E no primeiro sábado de julho (1), cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Sescoop/MA para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração será na Avenida Litorânea, na Praça do Pescador, das 7h às 12h, com serviços gratuitos de saúde, assessoria financeira e jurídica, aulão de zumba e muito mais.
No Maranhão, as cooperativas, com o trabalho consolidado, possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. Cerca de trinta cooperativas e cem voluntários pretendem beneficiar 500 pessoas apenas no dia 1° de julho.
“As cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com este programa, que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país”, afirma Aureliana Luz, presidente do Sistema OCB/MA.
O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
Dia C em números
Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.