quinta-feira, 25 de abril de 2024

Más condições de aprendizado

Professores da rede pública de ensino do município de Paço do Lumiar entrarão de greve por tempo indeterminado a partir do dia 27 de março, na próxima quarta-feira. A decisão foi feita após denuncias sobre as más condições de aprendizado nas escolas da cidade. Algumas escolas chegam a ter goteiras durante o período de chuva, como é o caso da Escola Professora Maria Caetana Costa, na Maioba da Cururuca, que fica alagada quando chove.

Estudantes contam que a UEB Paulo Freire, que fica no bairro Mercês, a sala de aula foi feita de forma improvisada com uma luna amarela no meio do pátio. Enquanto isso, na Escola Nascimento de Moraes no Bairro Mocajituba, o relato é que a infraestrutura também é precária.

Os professores realizaram uma assembleia geral, convocada pelo núcleo do Sinproessema de Paço, na última quinta-feira (21) para discutir uma deliberação de greve. Os professores brigam por melhores salários e reclamam decisões consideradas arbitrárias, como a troca do local de trabalho dos professores. 400 professores foram mobilizados.

Em nota, a prefeitura de Paço do Lumiar disse que o reajuste salarial para professores já foi concedido. A prefeitura também explicou que uma comissão já está trabalhando para identificar quem tem direito a progressões e dentro do prazo de 180 dias tudo será devidamente concretizado. Já em relação a jornada de trabalho, uma proposta será enviada amanhã à Câmara Municipal de Paço do Lumiar.

Veja a matéria completa por Mariana Dias, com imagens de Joel Oliveira e produção de Benaya Ewerton

– Publicidade –

Outros destaques